quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


Modelo de Projeto de Leitura.
Autora: Francinete Brasil

PROJETO/TEMA: NOVA ORTOGRAFIA
NÍVEL DE EXECUÇÃO: ALUNOS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Apresentação:
O trabalho foi organizado com a finalidade de inserir a nova ortografia nas séries do ensino fundamental, possibilitando uma maior visão um maior aprendizado e o sucesso escolar.
Justificativa:
A formação de leitores é algo que requer favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas principalmente, ao uso correto nas práticas de leitura e escrita. Dessa forma, o aluno consciente e esclarecido das mudanças, utilizará e adequará sua leitura e escrita no cotidiano escolar e na vida prática.
Objetivos:
* Ampliar o conhecimento perante a língua Portuguesa;
* Compreender a leitura em suas diferentes dimensões utilizando, de maneira correta a nova ortografia;
* Utilizar a nova ortografia não só na linguagem escrita bem como na linguagem falada;
Recursos matérias:
* Livros;
* Jornais;
* Revistas;
* Textos
* Artigos;
* Folhas;
* DVDs
* Internet;
Desenvolvimento:
- Divulgação do tema;
- Leitura de textos e livros;
- Apresentação de seminários; (principalmente á partir do 3º ano)
- Confecção de cartazes;
- Elaboração de textos;
- Utilização de recursos audiovisuais;
- Eventos de divulgação do projeto;
- Pesquisas na internet;
- Atividades para a fixação da nova ortografia;
- Apresentação de um teatro elaborado pelos alunos para se passar a nova ortografia para alunos do ensino fundamental;
- trabalhos em grupo, com explicação e atividades;
- leituras de artigos do professor Pasquale Cipro Neto para resolução de dúvidas;
- confecção do mural ortográfico no pátio da escola com caixa de dúvida onde os outros alunos poderão deixar suas dúvidas para que e os alunos do 1º ano do ensino médio responderão com o auxílio de pesquisas;
- pesquisas com entrevistas;
- confecção de um livrinho explicativo e ilustrado pelos alunos do ensino fundamental
Cronograma:
Fevereiro de 2012 a outubro de 2012.
Culminância: dezembro de 2012.
Avaliação:
1º bimestre:
- participação;
- elaboração de textos;
- trabalho em grupo;
- prova bimestral.
2º bimestre:
- participação;
- pesquisa individual com resolução de atividades:
- apresentação de artigos de Pasquale Cipro Neto;
- prova bimestral.
3º bimestre:
- participação
- relatório sobre o desenvolvimento do projeto;
- apresentação de seminário sobre a aceitação do público
( entrevistas feitas com a população);
- prova bimestral.
4º bimestre:
- participação;
- confecção do mural da escola;
- apresentação do livrinho.
- culminância do projeto com a apresentação do teatro para todos os alunos ensino fundamental com exposição dos cartazes feitos pelos alunos
Referências
- tiafabiolaecia.blogspot.com.br (projetos)
- O dia a dia do professor(Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia Villaça Lima)
Editora Fapi LTDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário