domingo, 25 de abril de 2010

1° Período - Educação a distância - Ad2 1° semestre de 2009

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro







Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH



Licenciatura em Pedagogia - EAD

Unirio/Cederj



segunda Avaliação a Distância - 2009.1

Disciplina: educação a Distância

Coordenação: Marcela Fernandez e Stella Pedrosa

Conteúdo: da aula 13 a 22

Prazo final para a entrega: 18/05/09 (se enviado pelo correio)

23/05/09 (se entregue no Pólo)





Nome:

Matrícula:

Pólo:





Caro (a) aluno (a):



Essa terceira avaliação, que também se propõe a acompanhar o seu processo de aprendizagem, tem como objetivo servir de estudo dirigido sobre os principais temas e conceitos focalizados na segunda etapa de nossa disciplina. Para tanto, é importante que você desenvolva um estudo abrangendo os seguintes conteúdos previstos em nosso cronograma:



O professor online e a pedagogia da transmissão (aulas 13 e 14);

Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: uma Abordagem Centrada na Aprendizagem (aulas 15 e 16);

A Nova Faceta do Professor com o Advento da Educação a Distância (aulas 17 e 18);

Novo professor e novo aluno (aulas 19 e 20);

O perfil do aluno de cursos a distância no ambiente TELEDUC (aulas 21 e 22).





Procure responder a cada questão a partir de suas próprias idéias procurando sempre relacioná-las com o conteúdo de estudo acima indicado. Para que você expresse seu crescimento pedagógico ao longo dessa avaliação, gostaríamos mais uma vez de lembrar:

1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las;

2. Analise o enunciado de cada questão, respondendo adequadamente às perguntas referentes ao conteúdo do programa;

3. Procure responder com clareza de idéias, coesão e objetividade;

4. É importante escrever com letra legível e de acordo com as normas gramaticais;

5. Esta avaliação é de caráter individual.

Bons estudos!





1ª QUESTÃO (2 pontos)



No texto “Professor online e a pedagogia da transmissão”, o autor Marco Silva apresenta dois universos distintos no que se refere a sala de aula tradicional e a sala de aula online. Desenvolva um texto comparando estes dois modelos apresentados pelo autor, destacando os seguintes aspectos:



Interatividade;

Transmissão de conhecimentos;

Postura do professor e

Autonomia do aluno.







2ª QUESTÃO (2 pontos)



Leia atentamente o trecho abaixo retirado do texto “A nova faceta do professor com o advento da educação a distância”:



O tutor deverá se tornar parceiro dos estudantes, estimulando a  sua autonomia na construção do conhecimento e em atividades de  pesquisa. Esta autora afirma ainda que é necessária uma redefinição do papel desempenhado pelo professor, tanto os que  atuam em processos educativos presenciais, como os que atuam    em processos educativos a distância, tornando-se indispensável redirecionar a sua ação para um diálogo dinâmico, para uma  construção coletiva do conhecimento e para uma parceria no processo de educação para a cidadania, pois desta forma estará  agindo em consonância com uma nova exigência no universo educacional : ensinar a aprender. (NOBRE apud BELLONI, 2005, p. 5)





Tomando por base o trecho lido, responda objetivamente: Afinal, quem aprende e quem ensina em EaD?






3ª QUESTÃO (2 pontos)



De acordo com o texto “Novo professor e novo aluno”, de Wilson Azevedo, a nova pedagogia vem apresentar novos modelos de ensino e o que trás mudanças nos papéis do professor e do aluno. Assim, surgem novos perfis de alunos e de professores. Com base nessas mudanças responda:



a) O que é ser um professor online?

b) O que é ser um aluno online?

c) Você concorda com o autor quando ele afirma que “Este novo aluno e este novo professor ainda não existem. Precisam ser criados e, depois de criados, aperfeiçoados continuamente nesta nova área de prática educativa. Não se faz isto de um dia para o outro.” Por quê?

d) E como você, no papel de aluno se percebe no nosso curso a distância? Você é um aluno online? Justifique.









4ª QUESTÃO (2 pontos)



Com base no artigo de Zuleika Ferreira e Gilda Mendonça, “O perfil do aluno de cursos a distância no ambiente TELEDUC”, responda objetivamente:



a) Por que é importante conhecer o perfil dos alunos de um curso a distância?

b) Quais as vantagens e as desvantagens de se estudar a distância?

c) Qualquer aluno consegue fazer cursos a distância? Justifique.

d) Você considera que o perfil do aluno influencia no aprimoramento das ferramentas utilizadas na EAD? Justifique.







5ª QUESTÃO (2 pontos)



Com base na leitura “Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem” de Ana Beatriz Gomes Carvalho, desenvolva um texto sobre os múltiplos papeis do professor em EAD, e justifique a sua importância no processo ensino-aprendizagem.
 
RESPOSTAS DAS QUESTÕES DA AD2 DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA




Resposta questão 1:



Com base no texto “Professor online e a pedagogia da transmissão”, de Marco Silva, podemos verificar que há uma diferença muito grande entre a sala de aula tradicional e a sala de aula online. Estes aspectos variam desde a interatividade, a transmissão de conhecimentos, a postura do professor e a autonomia do aluno.

Quanto à interatividade ela praticamente não ocorre no ambiente tradicional, visto que o aluno esta em sala apenas para receber conteúdos sem questioná-los e não há oportunidades verdadeiras de interação, seja com o grupo ou com o próprio professor, o que no ambiente online ocorre de forma totalmente diferente onde professor, estudante e turma se auxiliam e interagem simultaneamente.

Complementando podemos diferenciar que enquanto na sala de aula tradicional o modelo é unidirecional (um para todos) onde acontece uma transmissão ativa e uma recepção passiva, a perspectiva da interatividade na sala de aula online é de uma colaboração de “todos - todos” e como “faça você mesmo operativo”. Neste ambiente online a interatividade permite aos estudantes que eles sejam co-autores de sua comunicação e aprendizagem.

Em relação à transmissão de conhecimentos, no ambiente tradicional ela ocorre com objetivos de memorização, com a transmissão de conhecimentos que não podem ser questionados ou criticados, onde o aluno recebe um conteúdo pronto que deve ser memorizado. Esta metodologia esta baseada no “falar-ditar” do mestre e a repetição do que foi dito por ele.

Já no ambiente online a transmissão de conhecimentos não ocorre de forma tão rígida. O aluno tem a oportunidade de construir suas próprias idéias em relação ao tema apresentado, onde este poderá refletir, discutir e analisar fazendo a aprendizagem acontecer de forma dinâmica, significativa e produtiva.

No que se refere à postura do professor, na sala de aula tradicional ele é o detentor do conhecimento e possui o poder decisório, diferente da postura de um professor online que deve propor uma aprendizagem aos estudantes modelando os domínios do conhecimento como espaços abertos à navegação, manipulação, colaboração e criação. Onde propõe um conhecimento em teias (hipertexto) de ligações e interações, permitindo que os alunos façam suas explorações e construam seu próprio mapa.

Já a autonomia do aluno, no modelo tradicional é o mero expectador, submetido ao constrangimento da recepção passiva (olhar, ouvir, copiar e prestar contas) passa a ser um participante ativo que modifica, constrói, aumenta e torna-se co-autor da aprendizagem.

Podemos concluir que a modalidade de educação a distância pode proporcionar uma modificação positiva em vários aspectos do processo educacional, visando o sucesso no processo de ensino aprendizagem.



Resposta questão 2:



Na verdade todos ensinam e aprendem simultaneamente, visto que no modelo educacional à distância o aluno é estimulado a desenvolver sua autonomia para organização dos estudos e construção de seus conhecimentos. O aluno se torna o guia de seu ensino, visto que, este tem “um mundo na palma de suas mãos” através da pesquisa. O professor deve ser o parceiro do aluno auxiliando-o na construção coletiva do conhecimento, numa perspectiva de educação para a cidadania. Esta relação entre professor/aluno será de trocas, de cooperação e de crescimento mútuo.



Resposta questão 3:



De acordo com o texto “Novo professor e novo aluno”, de Wilson Azevedo podemos analisar que:

Letra (a):

Ser um professor online é ser companheiro, ter liderança e ser um animador comunitário. Não deverá apenas ter domínio de um conteúdo ou de técnicas, e sim ter capacidade de mobilizar a comunidade de aprendizes em torno de sua própria aprendizagem, de incentivar o debate, estimular a ajuda mútua e trabalhar com o objetivo de que cada um se torne o responsável pela motivação de todo o grupo.



Letra (b):

Ser um aluno online é ser capaz de participar de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa, desempenhar o papel de colaborador no processo de ensino-aprendizagem. Ele deve estar atualizado para atender as demandas dos novos ambientes online de aprendizagem.



Letra (c):

Em termos, visto que a formação desse novo aluno online esta em desenvolvimento; pode sim até existir este tipo de educando, mas faz parte de uma minoria. Como o ensino tradicional dominou por um período muito extenso e ainda é utilizado, até mesmo, em ambientes de educação à distância, poderá demorar um pouco para colocar em prática este novo ambiente educacional. Mas a maioria das pessoas já tem consciência da importância de se instaurar novos modelos pedagógicos que proporcionarão um melhor rendimento e formação dos educandos.

E com certeza, é importante estar aperfeiçoando continuamente este alunado para que esta metodologia proporcione a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.



Letra (d):

Considera-se que no curso a distância, o meu papel não é de um aluno de escola tradicional, visto que, tenho a oportunidade de expor minhas idéias, minhas hipóteses, pesquisar assuntos que complementem o estudo e facilitam a forma de entender os conteúdos.

O curso de Licenciatura em Pedagogia, do Cederj, tem proporcionado ambientes de discussão e questionamento onde nós, alunos, podemos participar ativamente na construção e organização do conhecimento. Nossa turma é bem unida, e todos colaboram para a aprendizagem do grupo.

Mas, em relação a ser uma aluna online, ainda não me considero assim, pois minha participação é ativa nos momentos presenciais, já nos momentos à distância, como na plataforma, tenho participado pouco de fóruns, salas de conferência. Vejo que este é um aspecto que está sendo construído e desenvolvido aos poucos e simultaneamente com o decorrer do processo educativo.



Resposta questão 4:



Letra (a)

Conhecer o perfil dos alunos de um curso a distância é importante para saber o que eles buscam nesse ambiente e a necessidade para a busca de novos domínios e novos públicos com a finalidade de melhorar a ferramenta de ensino.

Ou seja, é importante conhecer o público alvo, suas necessidades, e suas dificuldades para poder adaptar a modalidade educacional para proporcionar qualidade de ensino e bons resultados de aprendizagem, motivando o aluno e reduzindo a evasão e desistência.



Letra (b)

Em um curso à distância, há vantagens e desvantagem.

Uma das vantagens é que o aluno pode romper as barreiras do tempo e do espaço, podendo escolher tanto a hora de estudar e quando iniciar. Pode também organizar seus estudos de acordo com o seu ritmo, visto que, cada aluno possui um ritmo de estudo próprio.

Ou seja, há uma flexibilidade dos horários, a não obrigatoriedade da freqüência diária, a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que ampliam consideravelmente a quantidade de pessoas que podem incluir-se em um processo de formação institucional.

Já uma das desvantagens é que o aluno pode sentir-se sozinho, isolado, na realização do seu estudo. Esse é um dos motivos que levam a desistência promovendo a evasão, pois os meios telemáticos necessários ao ensino ainda não estão no alcance de todos.





Letra (c)

Acredita-se que qualquer aluno pode fazer cursos a distância, o diferencial está em quem terá um bom aproveitamento. Pois um curso a distância exige que o aluno assimile informações, muitas vezes, sozinhos, apesar de ter um professor para tirar dúvidas em momentos presenciais.

A aprendizagem pode ser afetada em casos que os alunos que não conseguem estudar sozinho, não questionam, não interagem com o professor e não conseguem seguir as orientações de um texto.

Ou seja, este aluno precisa aprender a ser autodidata e saber conduzir seus estudos de maneira que as atividades sejam realizadas sem a necessidade de cobrança por parte do professor.

Conclui-se que o perfil de um estudante de educação a distância influencia no seu processo de aprendizagem, ou seja, se o aluno consegue organizar seu estudo, trocar informações, dar sugestões, formar opiniões claras e concisas, e construir seu conhecimento ele terá sucesso no curso a distância, mas caso o aluno não possua as competências necessárias para esta modalidade educacional, ele provavelmente desistirá do curso ou só terá um bom desenvolvimento depois de determinado tempo, quando ele conseguir ser o direcionador de sua aprendizagem.



Letra (d)

O perfil do aluno influencia bastante no aprimoramento das ferramentas utilizadas na educação à distância, visto que, com base nesse perfil é que as ferramentas serão adaptadas e aprimoradas visando o bom atendimento e desenvolvimento deste educando.

Também é importante que o professor conheça o perfil deste educando para conduzir a turma de forma satisfatória, adequando o ambiente virtual às necessidades dela.



RESPOSTA QUESTÃO 5:





Na educação à distância o professor pode apresentar múltiplos papéis que são imprescindíveis para o sucesso na aprendizagem do aluno.

Estes papéis variam, em determinado momento, eles podem elaborar propostas de cursos, devem ser conselheiros quando acompanham os alunos, sendo parceiros construindo com os especialistas em tecnologia, abordagens inovadoras de aprendizagem.

Este professor precisa ser consciente da necessidade de ser um usuário das tecnologias para ser capaz de propor formas de interação do seu conteúdo por outras mídias.

Existem diferentes funções dos professores, há o tutor professor que atende o aluno diretamente no pólo, orientando-o na execução de suas atividades, auxiliando-o na organização do seu tempo e dos seus estudos, tirando as dúvidas dos alunos em relação aos conteúdos apresentados.

Ele também deve orientar a aprendizagem, motivar o aluno, conhecer as ferramentas tecnológicas e ser aberto a críticas.

Há também o professor formador que acompanha e operacionaliza a disciplina durante o período em que ela está acontecendo. Neste caso, ele pode ou não ser o autor do material que será utilizado pelos alunos. Ele também é o responsável pela elaboração de provas, atividades, pela orientação dos tutores nos objetivos e entraves do conteúdo.

Ele deve superar as dificuldades dos alunos com o conteúdo específico estabelecendo uma ponte entre a aprendizagem realizada presencialmente a partir do contato com o tutor e a aprendizagem realizada através das diferentes mídias propostas.

Outro profissional nesta área é o professor que atua como gestor em educação a distância, tem a função de transpor todo o material desenvolvido para a linguagem de EaD, também deve orientar os tutores e professores formadores no processo de aprendizagem, gerenciando pedagogicamente o ambiente virtual e todas as ferramentas tecnológicas utilizadas no curso.

Ele deve atuar diretamente com os alunos, professores formadores, tutores e técnicos, observando os obstáculos no processo de aprendizagem, propondo novas estratégias e realizando avaliações constantes durante o processo.

O papel desses profissionais no processo de ensino aprendizagem do educando é de suma importância, visto que o aluno quando está envolvido num processo organizado, direcionado e estimulador, este se sente interessado para progredir.

As ações em conjunto determinarão também a qualidade e o sucesso do curso incentivando o aluno a desenvolver sua autonomia e independência para a construção da responsabilidade própria sobre a aprendizagem.

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