Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro De Ciências Humanas E Sociais – CCH
Pedagogia Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Paief/Unirio/Cederj
Segunda Avaliação a Distância - 2009.1
Psicologia e Educação
Coordenação: Profa. Vilma Barbosa Soares
Caro(a) aluno(a):
Eis aqui mais um instrumento para o seu processo de aprendizagem. Ele visa que você faça um estudo orientado de algumas idéias e conceitos presentes nas aulas que embasam esta avaliação. Procure responder a cada questão a partir de suas próprias elaborações. Gostaríamos de relembrar:
Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las;
Procure sempre a melhor resposta dentre as opções;
Analise o enunciado de cada questão, respondendo adequadamente às perguntas referentes ao conteúdo do programa;
Esta avaliação deverá ser entregue no seu pólo até 16/05/2009; para quem for enviar pelo correio, a data de postagem é 11/05/2009.
AD2 de Psicologia e Educação – 2009/1
Questões:
1- Piaget dedicou-se a estudar, a partir das estruturas iniciais dos recém-nascidos, as sucessivas estruturações do conhecimento, discernindo um conjunto de etapas características, chamadas estágios, estádios ou níveis de conhecimento. Descreva cada um deles brevemente.
2-Cite o conceito de Hilgard sobre aprendizagem, e discuta duas de suas características. (Aula 12)
3-Dê-nos uma definição de motivação e exemplifique com uma situação da vida escolar, caracterizando sua importância no processo de aprendizagem. (Aula 13)
4-Resuma o que você compreendeu sobre a teoria do condicionamento, e comente essa abordagem em educação. (Aula 14)
5-Como você explica o conceito, de Carl Rogers, do professor como facilitador da aprendizagem? (Aula15)
6-Descreva a teoria da aprendizagem significativa, de Ausubel. (Aula 16)
7-Descreva e comente os dois pressupostos básicos da teoria da Gestalt. (Aula 17)
8-Discorra sobre as dificuldades de aprendizagem segundo o ponto de vista da Psicanálise. (Aula 18)
9-Como você caracteriza a importância do grupo no processo educacional? (Aula 19)
10-Dê-nos uma definição de educação à distância, discorrendo sobre o perfil do professor nessa modalidade.
domingo, 25 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário