Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS
Pedagogia Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Paief/Unirio/Cederj
Primeira Avaliação Presencial - 2008.2
Disciplina: Português Instrumental/Língua Portuguesa Instrumental
Coordenação: Profª. Drª. Lucia Moutinho e Profª. Drª. Evelyn Orrico
Nome:
Matrícula:
E-mail:
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Pólo:
Cidade em que reside:
Prezado (a) aluno (a):
Esta é a sua primeira AP (AP1). Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.
Instruções:
Você vai encontrar três questões nesta prova;
Leia atentamente todas as questões;
Escreva com letra legível;
Revise suas respostas e verifique se as idéias estão claras;
Esta avaliação é individual;
Responda com caneta azul ou preta.
Sucesso na realização da prova!
1. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria loucamente a sua procura.
ou
Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria loucamente a sua procura.
Observe que a posição da vírgula altera o sentido da frase. (VALOR: 2,0)
Leia os pares de frases abaixo e explique a diferença de sentido que existe entre cada par, causada pela inserção da vírgula:
O aluno nervoso deixou a sala.
O aluno, nervoso, deixou a sala.
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Homem chora.
Homem, chora.
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2. Segundo Hannah Arendt (2001, p. 255), em “A condição humana”, ao longo dos milênios, o poder de prometer ocupou lugar central no pensamento político. Pelo ato de prometer, a imprevisibilidade — eliminada, pelo menos parcialmente — tem dupla origem: decorre ao mesmo tempo da “treva do coração humano”, ou seja, da inconfiabilidade fundamental dos homens, que jamais podem garantir hoje quem serão amanhã, e da impossibilidade de se prever as conseqüências de um ato numa comunidade de iguais, onde todos têm a mesma capacidade de agir —, acrescenta a autora.
Provavelmente, durante o período pré-eleitoral, você ouvirá muitas promessas dos candidatos. Com relação às promessas, de algumas delas você não se lembrará. Entretanto, as que se referem à Educação, certamente, você lhes dará mais importância e as guardará na memória.
Para alertá-lo sobre o assunto, o Tribunal Regional Eleitoral tem veiculado na TV várias propagandas para conscientizar o eleitor sobre a responsabilidade do ato de votar. Após as mensagens contidas nos anúncios, adverte que as eleições ocorrem de quatro em quatro anos, por isso, o sujeito deve escolher bem o candidato antes de registrar o seu voto. Como acreditamos que você é consciente, sugerimos-lhe que envie uma mensagem eletrônica (em doze linhas, no máximo) para o seu candidato a prefeito, no intuito de se certificar de que maneira as promessas feitas em campanha, relacionadas à educação, serão realizadas. (VALOR: 5,0)
excelentissimosenhorprefeito@gmail.com
Assunto:
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3. Leia, atenciosamente, o soneto de Olavo Bilac a seguir.
XIII
“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”
E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.”
Releia o último terceto do poema de Olavo Bilac e responda, em cinco linhas, no máximo, o que é preciso para ter o “ouvido capaz”. Elabore a introdução com uma frase declarativa. (VALOR: 3,0)
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domingo, 25 de abril de 2010
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Bom dia, Maria Tereza. Você tem resumo das disciplinas de Artes Visuais e Políticas Públicas. Estou encontrando dificuldades para encontrar também ADs e APs antigas. Você pode me ajudar?
ResponderExcluirAbraços
Rosane