domingo, 25 de abril de 2010

Exercício especial de Informática 1 com gabarito - 1° semestre de 2009/ 1° Período

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P E D A G O G I A - H I S T Ó R I A

Informática Instrumental - Informática na Educação I

Exercício Programado I

Este exercício tem como objetivo prepará-lo para a AP, porém, não esgota todo o conteúdo.

Através dele você pode ter uma idéia de como podem ser as questões de sua avaliação. Não

exite em tirar suas dúvidas junto às tutorias. Na Plataforma CEDERJ, em Calendários e

também em Guias, você encontra o Cronograma e Roteiro para os Encontros

Presenciais, lá colocamos o conteúdo de cada encontro. Ele também é uma fonte de

pesquisa.

Bom estudo!

Profª Leila Andrade e Leonardo Rocha


1) No texto, lemos que downloads podem ser perigosos. Mas o que significa download?

(a) Uma rede, em escala mundial, de milhões de computadores conectados.

(b) Programas que gerenciam as tarefas básicas do computador.

(c) Um programa que permite a visualização das páginas da internet.

(d) Serviço que permite o envio e o recebimento de mensagens através da web.

(e) Transferência de arquivo, ou seja, cópia de um programa da internet para um

computador.

Resposta: (e)

2) “Muitas vezes, por distração ou até mesmo falta de conhecimento, os usuários não tomam

certas medidas simples de segurança que deixam o computador protegido na hora de baixar

arquivos”. Apesar dos vírus de computadores terem se tornado um tema global, muitos

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usuários de computadores desconhecem o que é um vírus. Vírus que infectam computadores

são:

(a) Programas desenvolvidos para infectar outros programas, inclusive o sistema

operacional.

(b) Pequenas partículas que podem infectar outros organismos biológicos.

(c) Pedaços de um programa que faz cópias de si mesmo e se espalha anexando-se a um

organismo hospedeiro.

(d) Dispositivos mecânicos capazes de prejudicar seus hospedeiros.

(e) Agentes de doenças infecciosas que se reproduzem dentro das células vivas do

organismo.

Resposta: (a)

3) O que é um programa antivírus?

(a) Programa de computador para desenvolvimento de vacinas.

(b) Software que detecta a presença de vírus no organismo humano.

(c) Remédios fabricados para combater infecções virais.

(d) Programa que detecta e elimina vírus de computador.

(e) Programa de computador para simular o ataque a vírus no corpo humano.

Resposta: (d)

“Downloads são parte do cotidiano de quem utiliza o computador todos os dias, seja

para trabalho, estudo ou lazer”.

4) Defina Hardware e Software e cite três exemplos de cada:

Resposta: Hardware é a parte física do computador, seus componentes e periféricos, já

software é a parte lógica do computador, os programas que desejamos executar. Como

exemplo de hardware temos: processador, disco rígido, mouse, monitor, placa mãe e modem.

Como exemplo de software temos: Windows, Linux, OpenOffice, Mozilla Firefox, Internet

Explorer, Mozilla Thunderbird e Outlook.

5) Em relação ao computador

( F ) Placa mãe é não é a principal placa do sistema e nem onde estão localizados, por

exemplo, o Processador e Memória RAM.

( V ) Memória RAM - Memória de Acesso Randômico (Randomic Access Memory). É uma

memória de armazenamento temporário dos programas e depende de uma fonte de

energia para o armazenamento dos programas. É uma memória eletrônica muito rápida

assim os programas de computador são executados nesta memória.

( V ) São exemplos de periféricos: teclado, mouse, impressora, pen drive entre outros.

( F ) A menor porção de informação com que os computadores trabalham chama-se

quilobyte.

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( F ) Para se compor um byte usam-se oito bits. Então 1Kb representa 1.024 bytes.

“Nunca sabemos se o arquivo que está sendo baixado é realmente o que desejamos e

pensamos”.

6) Qual a principal tarefa desempenhada pelo gerenciador de arquivos?

Resposta: Ele permite organizar os arquivos no disco ou qualquer dispositivo de

armazenamento no computador. Com ele podemos executar, copiar, mover ou eliminar

arquivos armazenados bem como suas pastas. A divisão dos arquivos em pastas nos

permite uma melhor organização por programa ou assunto. A grande capacidade dos

dispositivos de armazenagem tornaria impossível encontrar a informação desejada sem

esta divisão lógica.

7) Relacione as colunas:

(a) arquivo1.txt ( b ) arquivo de imagem

(b) documento.gif ( e ) arquivo de música

(c) introdução.htm ( a ) arquivo de texto

(d) imag.avi ( d ) arquivo de vídeo

(e) festa.mp3 ( c ) página da internet

8) O que é um sistema operacional?

Resposta: É o programa de computador que nos permite utilizá-lo sem conhecimento

profundo do hardware. Possui as principais rotinas para utilização dos periféricos bem

como dá suporte ao funcionamento dos programas instalados. Possui um interpretador

de comandos para o modo texto e um gerenciador de arquivos para o modo gráfico.

Inclui as principais rotinas administrativas para o gerenciamento do computador.

9) Marque a opção que lista apenas sistemas operacionais.

(a) Linux, Unix, Spam, Windows, DOS.

(b) Mozilla, Explorer, Windows XP, DOS.

(c) Impress, Powerpoint, Write, Bloco de Notas.

(d) DOS, Windows 95, 98, 2000, NT e XP, MacOS, OS/2, Unix, Linux.

(e) Linux, Mozilla, Impress, Windows 2000.

Resposta: (d)

10) O que é Software Livre?

Resposta: É o programa que possui uma licença que permite a livre utilização e

distribuição de cópias sem o pagamento de qualquer tipo de taxa. Em outras palavras

podemos copiá-los, instalá-los e utilizá-los sem estarmos fazendo pirataria de software.

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Devemos tomar cuidado pois alguns programas possuem tipos de licenças diferenciadas

para o usuário doméstico e para o uso profissional. Com isso muitos programas podem

ser usados livremente em casa, mas não em nossos trabalhos.

“O número de pessoas com 10 anos ou mais de idade que acessavam a Internet no

Brasil totalizava 32,1 milhões em 2005, ou 21% do total da população acima de 10

anos, que somava 152,7 milhões naquele ano.”

11) Em relação à Internet.

( V ) HTML é um padrão de editoração que permite criar páginas para a publicação na

Internet.

( V ) http://wwww.mec.governo.br é uma URL, ou seja, o endereço de uma página na

Internet.

( F ) Na Internet não podemos encontrar documentos no formato PDF (Adobe portable

document format).

( V ) Navegador, ou browser, em inglês, é um programa, um aplicativo que permite a

visualização de páginas na internet.

( V ) A internet não foi criada junto com os computadores. Ela foi criada, primeiramente,

com objetivos estritamente militares: a idéia era desenvolver uma rede de computadores

que não pudesse ser destruída por bombardeios e que fosse capaz de ligar pontos

estratégicos, como centros de pesquisa e tecnologia.

( F ) O webmail é uma ferramenta bastante eficaz para receber mensagens eletrônicas.

Porém com este serviço não conseguimos enviar mensagens.

( V ) Podemos ter acesso a internet por conexão discada, banda larga, via cabo, rádio e

satélite.

( V ) A principal característica da banda larga é permitir maior velocidade de

navegação. Há vários tipos de conexão em banda larga, mas os dois mais

difundidos no Brasil são os acessos por ADSL e o via cabo.

( V ) Os links são pontos de conexão entre diferentes partes de texto de um

mesmo website ou entre diferentes websites.

( V ) Cada website tem uma URL, que significa Uniform Resource Location, ou,

traduzindo, local uniforme do recurso. Uma URL é um endereço virtual que indica

exatamente onde as informações da empresa ou da pessoa se encontram e

geralmente tem o formato www.nomedoprovedor.com.br/seunome ou

www.dominioproprio.tipododominio.br.

( V ) Para configurar o programa de correio eletrônico; você precisa do nome de

sua conta (Login) e da senha, e dos nomes dos provedores de mensagem enviada

(POP – Post Office Protocol) e recebidas (SMTP – Simple Mail Transfer Protocol),

que são fornecidas pelo seu provedor de correio eletrônico.

( F ) Spam é uma mensagem eletrônica que enviada indiscriminadamente a

milhares de pessoas com autorização do destinatário.

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( V ) Malwares – é o termo usado para definir programas nocivos que rodam sem

autorização do usuário e prejudicam o sistema.

“Entre os principais motivos apontados para o uso da internet, destacaram-se, nessa

ordem, educação e aprendizado; comunicação com outras pessoas; atividade de lazer

e leitura de jornais e revistas.”

12) Qual a diferença entre um endereço de uma página na internet e o endereço de correio

eletrônico?

Resposta: O endereço de página na Internet nos permite acessar as páginas de sites na

Internet podendo ser dos mais diversos tipos, desde sites de busca até as páginas de

bancos. Já o endereço de correio eletrônico é particular e necessita de autenticação, ou

seja, login e senha, para que possamos ler e enviar mensagens. Portanto o endereço de

página tem sua principal utilidade na busca de informações que podem ser públicas ou

privadas, já o endereço de correio tem utilidade no envio e recebimento de mensagens.

Outra forma de explicar é que as páginas são informações que você vai buscar

ativamente na Internet e o correio eletrônico são mensagens que você recebe

passivamente ou envia ativamente.

13) O termo login refere-se ao nome que o usuário utiliza para acessar um servidor da rede.

Para entrar na NovaPlataforma Cederj, você precisa digitar sua identificação (login), seguido

de uma senha (password). Qual é o endereço da plataforma de EAD do Cederj?

Resposta: http:\\www.cederj.edu.br. Para podermos acessá-la devemos digitar

nosso login e senha nos campos usuário e senha no local próprio localizado no

canto inferior esquerdo abaixo do texto “Plataforma”.

14) Pensando em uma pesquisa simples utilizando um robô de busca, descreva o passo-apasso

para pesquisar “tecnologias educacionais”?

Resposta: Após ligar o computador, executar o programa preferido para navegação na

Internet (browser). Escolher o site de busca que desejar digitando sua URL no local

apropriado do browser. Em alguns casos a página inicial pode ser definida como a de

pesquisa, o que pode tornar o passo anterior desnecessário. Alguns browsers permitem

que quando não digitamos uma URL no local destinado a tal, ele automaticamente

chama a página de busca passando o termo digitado como o que está sendo procurado.

No campo explícito usado para busca digitar o assunto desejado que no caso é

“tecnologias educacionais” e então acionar o botão “pesquisar” ou “search”. Algumas

páginas permitem também a utilização da tecla “enter” em vez do mouse. Então

aguardar o retorno das informações. Não foi solicitado a URL de um site de busca, mas

podemos citar como exemplos o “http:\\www.google.com.br” e http://br.yahoo.com.

Outra questão é que podemos refinar a pesquisa escolhendo que apenas apareçam sites

em que a expressão deve aparecer exatamente como foi digitada e não os que

apresentam as palavras dispersas no texto. Para tal devemos colocar o texto entre

aspas.

15) Em relação ao Editor de Textos do OpenOffice. Marque as alternativas incorretas:

( X ) O ato de selecionar uma palavra e clicar no ícone N fará que seja aplicada a

formatação negrito a essa palavra, e o ato subseqüente de clicar em I fará que a

palavra seja formatada em itálico, removendo a formatação em negrito.

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( ) Você apagou um parágrafo inteiro e depois percebeu que não era o parágrafo

que desejaria apagar. Para desfazer a ação você clica na Barra de Menu em Editar

> Desfazer:Excluir.

( ) Para gerar um arquivo com extensão PDF, você clica Barra de Menus clicar em

Arquivo > Exportar como PDF.

( X ) Não salva documentos com a extensão .doc.

16) Utilizando o Editor de Texto do OpenOffice, descreva como:

a) Inserir uma imagem.

Resposta: Posicionar o cursor no local do texto onde desejamos inserir a figura.

Escolher no menú a opção Inserir > Figura > do Arquivo. Procurar nos dispositivos de

armazenamento a figura desejada e clicar no botão Abrir. Como opção podemos ter a

figura na área de transferência então bastaria utilizar o conjunto de teclas +V ou

a opção do menú Editar > Colar.

b) Criar um texto em duas colunas.

Resposta: Escolher a opção de menú Formatar > Colunas. Ao abrir a janela , escolher a

imagem de texto em duas colunas e acionar o botão “ok”. Nesta janela existem

diversas opções que permitem ser mais criterioso na criação do texto em colunas, mas

não é o foco da questão.

c) Inserir uma tabela.

Resposta: Posicionar o cursos no local do texto onde desejamos inserir a Tabela.

Diretamente podemos acessar o ícone da barra de ferramentas cuja mensagem de

ajuda (hint) é “Tabela” ou usar o menú Tabela > Inserir > Tabela... ou mesmo usar o

atalho de teclado +F12. Na janela que aparece escolhemos o número de linhas e

colunas, o nome para a tabela e acionamos o botão “ok”. Como opção, ao lado do ícone

“Tabela” existe um pequeno triângulo apontando para baixo. Estas triângulos são

opções para os controles e, no caso do controle “Tabela” abre uma imagem onde

podemos escolher visualmente a quantidade de linhas e colunas bastando então acionálo.

É um pouco limitado, mas mais rápido se desejamos uma tabela simples.

d) Inserir cabeçalho.

Resposta: Utilizamos a opção de menú Inserir > Cabeçalho > Padrão. Então basta

colocar o desejado no espaço definido como cabeçalho. Para retornar ao texto basta

clicar fora do cabeçalho.

e) Inserir rodapé.

Resposta: Utilizamos a opção de menú Inserir > Rodapé > Padrão. Então basta colocar

o desejado no espaço definido como rodapé. Para retornar ao texto basta clicar fora do

rodapé.

f) Gerar um arquivo no formato .PDF.

Resposta: A forma mais simples é a exportação para PDF, portanto basta escolher a

opção de menú Arquivo > Exportar como PDF... Após escolhermos a configuração de

qualidade do arquivo, acionamos o botão “Exportar” que nos envia para a janela onde

vamos escolher o local no qual o arquivo será salvo e qual o seu nome. Depois disso

basta acionar o botão “Salvar”.

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g) Alterar o tamanho das margens do texto.

Resposta: Se selecionarmos um texto a ação se aplicará apenas aos parágrafos

selecionados, caso contrário será válido apenas no parágrafo atual (onde está o cursor).

Após a escolha anterior, podemos realizar a tarefa de forma gráfica, manipulando os

triângulos localizados na régua horizontal, onde os triângulos que apontam para cima

se referem às margens direita e esquerda para o parágrafo inteiro e o triângulo que

aponta para baixo se refere apenas à margem esquerda para a primeira linha. Como

opção ou mesmo para ter um controle mais preciso das margens podemos acionar a

opção de menú Formatar > Parágrafo... que nos abrirá uma janela. Nela devemos

escolher a aba “Recuos e Espaçamentos”. A opção “Antes do texto” equivale à margem

esquerda e a opção “Depois do texto” à marge direita. Já a opção “Primeira linha” se

refere exclusivamente à margem esquerda da primeira linha do parágrafo. Depois é só

acionar o botão “ok” para fazer valer as opções.

h) Encontrar uma palavra em um texto e substituí-la por outra.

Resposta: Devemos escolher a opção de menú Editar > Localizar e substituir ou utilizar

o atalho de teclado +F. Na janela que abre, devemos colocar a expressão que

será substituída no local “Procurar por” e a expressão nova em “Substituir por”

Podemos utilizar os botões “Localizar” para encontrar a próxima ocorrência encontrada

e “Substituir” para realizar a troca. Ao acionarmos o botão “substituir” automaticamente

será acionada a ação de localizar a próxima ocorrência. Se escolhermos o botão

“Substituir tudo” todas as trocas possíveis serão executadas sem questionamento. É

uma opção poderosa, que deve ser usada com muita cautela, já que não visualizaremos

as trocas que serão feitas. Caso o cursor não tenha iniciado no início do texto, assim

que chegar ao final do texto o programa perguntará se deseja verificar no restante do

texto, o que facilita em textos muito grandes.

2 comentários:

  1. gostaria de ter encontrado este blogno início do ano! mesmo assim, muito obrigada. valeu para studar para a ap2.
    augusta albuquerque, polo maracanã

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  2. Você está de parabéns pelo blog.

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