domingo, 25 de abril de 2010

Modelo de Ap1 de Português Instrumental - 1° semestre de 2009

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro









Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS

Pedagogia Para Os Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Paief/Unirio/Cederj





Primeira Avaliação Presencial – 2008.2

Disciplina: Português Instrumental

Coordenação: Profa. Dra. Lucia Moutinho e Profa. Dra. Evelyn Orrico.



Nome:____________________________________________________________

Matrícula: __________________________________ Pólo:______________________________________________

Curso: _________________________________________



Prezado (a) aluno (a):



Essa é a sua primeira AP. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.

Instruções:



Você vai encontrar 2 (duas) questões nesta prova;

Leia atentamente todas as questões;

Escreva com letra legível;

Revise suas respostas e verifique se as idéias estão claras;

Esta avaliação é individual e sem consulta;

Responda com caneta azul ou preta, utilizando somente a folha de respostas.







Boa prova!



Prezado(a) aluno(a),





Esta prova pretende examinar o conhecimento que você adquiriu com o estudo das aulas 9 e 10.



1-Se você completou as atividades propostas na Aula 9 (“Paragrafando: por que, como, quando”), responderá a essa questão com brilhantismo.

Propomos-lhe, pois, comentar os dois parágrafos abaixo, suas propriedades, seus recursos textuais:



“É provável que, dentro das circunstâncias e dificuldades de sua origem, Machado de Assis tenha pretendido fazer de sua literatura a denúncia de uma sociedade frívola. Sociedade, no caso, bem se entenda, a dos barões, dirigentes políticos, comerciantes ricos e classe média bem nutrida de seu tempo. Ele se revela, bem sabemos, um escafandrista da alma, na descrição – como nenhum outro conseguiu – dos sentimentos do amor, do ciúme, da inveja, do ódio. De vez em quando há a suave ternura de encontros frustrados, como nos contos Uns braços e Missa do galo. [...]

Sem dúvida foi excepcional prosador, de grande erudição, adquirida com esforço. Iniciara a adolescência com poucas letras e conseguira abrir caminho, como tipógrafo, cronista, romancista. A força de sua poderosa presença, um século depois da morte, é o atestado de incontestável genialidade.”

(SANTAYANA, Mauro. Literatura e sociedade. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 29 set.

2008. p. 2).

(5 pontos)

Gabarito:

Os parágrafos fazem alusão a uma figura histórica e literária marcante da cultura brasileira; o primeiro parágrafo usa recursos tais como: contraste (“denúncia de uma sociedade frívola” X “ternura de encontros frustrados”), enumeração (amor, ciúme, inveja, ódio), metáfora (“escafandrista d alma”), entre outros. O segundo alude brevemente a dados biográficos de Machado de Assis. Ambos fazem afirmações.









2-Reportando-se à Aula 10 (“Da oralidade à escrita 2”), considere o texto abaixo. Trata-se de um trecho da célebre carta-testamento, redigida pelo Presidente Getúlio Vargas, antes do seu suicídio, pressionado e isolado que estava devido à crise política no país. O texto se encontra numa área limítrofe entre a veemência própria dos discursos políticos e a escrita, que obedece a regras gramaticais e recursos gráficos de paragrafação, pontuação, ortografia. Possui como destinatário o povo brasileiro e um fecho com chave-de-ouro.



“Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante [...]. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco.

[...]

Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. [...] Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.”

(GETÚLIO VARGAS. Carta-testamento. In: RIBEIRO, Darcy. Aos trancos e barrancos. Rio: Guanabara, 1985).



Sendo assim, imagine que você foi eleito(a) representante da turma, cargo que vai ocupar durante os quatro anos do curso. Redija, então, uma mensagem aos colegas, afirmando que vai cumprir a função com lealdade e agradecendo a confiança que depositaram em você.

(5 pontos).

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