domingo, 25 de abril de 2010

Estudo dirigido de filosofia - 1° semestre de 2009

Disciplina: Filosofia e Educação


Estudo dirigido:



1-Explique, com suas próprias palavras, a noção de Filosofia que você estudou na leitura do material didático

2-Consulte um dicionário e verifique os significados da palavra mito. Depois, compare-os com o que você estudou na aula sobre mito.

3-Descreva, em poucas linhas, quais os pontos comuns e quais as diferenças entre mito e filosofia.

4-A narrativa mítica grega, apesar de fantasiosa, é impregnada de sabedoria e conhecimento das paixões humanas, dos problemas existenciais e da necessidade de leis que possibilitem a vida humana. Analise o texto abaixo e responda: esse relato tão antigo, ainda pode orientar as condutas na atualidade? Como você entende as palavras de Circe? É uma ameaça? É uma advertência? É um comentário que traduz critérios de ignorância e de prudência do homem diante de determinados fatos? O texto apresenta critérios sobre o que é tentação e o que é auto-controle? Responda essas questões com suas próprias palavras.



Assim como os homens, o herói Ulisses deve vencer as tentações que aparecem em seu caminho. A deusa Circe alerta-o:



“_Primeiro, encontrarás as duas Sereias; elas fascinam todos os homens que se aproximam. Se alguém, por ignorância, se avizinha e escuta a voz das Sereias, adeus regresso! não tornará a ver a esposa e os filhos inocentes sentados alegres a seu lado, porque, com seu canto melodioso, elas o fascinam, sentadas na campina, em meio a montões de ossos de corpos e decomposição, cobertos de peles amarfanhadas.” (Homero, Odisséia)



5-”Em seu pequeno e brilhante livro Introdução à Filosofia, Jaspers insiste na idéia de que a essência da Filosofia é a procura do saber e não a sua posse. Todavia, ela se trai a si mesma quando degenera em dogmatismo, isto é, num saber posto em fórmula, definitivo, completo. Fazer filosofia é estar a caminho: as perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas, e a cada resposta transfora-se numa nova pergunta. Há então, na pesquisa filosófica uma humildade autêntica que se opõe ao orgulhoso dogmatismo do fanático: o fanático Está certo de possuir a verdade. Assim sendo, ele não tem mais necessidade de pesquisar e sucumbe à tentação de impor sua verdade a outrem. Acreditando estar com a verdade, ele não tem mais cuidado de se tornar verdadeiro: a verdade é seu bem, sua propriedade, enquanto para o filósofo é uma exigência. No caso do fanático, a busca da verdade degradou-se na ilusão da posse de uma certeza. Ele se acredita o proprietário da certeza, ao asso que o filósofo esforça-se para ser o peregrino da verdade. A humildade filosófica consiste e dizer que a verdade não pertence mais a mim que a ti, mas que ela está diante de nós. assim, a consciência filosófica não é uma consciência feliz, satisfeita com a posse de um saber absoluto, nem uma consciência inquieta, insatisfeita com o que possui, mas à procura de uma verdade para qual se sente talhada.” (HUISMAN, Denis, VERGEZ, A. A ação.2.ed. SP: Feritas Bastos, 1966. v., p.24)



a- Defina o significado dos vocábulos desconhecidos (procure um dicionário de Filosofia):

b- Explique por que o filósofo pode ser considerado um “peregrino da verdade”?

c- Por que a consciência do filósofo, diferentemente da consciência de um fanático, estaria sempre em constante tensão?

d-Em que sentido um professor fanático seria muito prejudicial para o processo educacional?



6-Com base nas leituras sobre ÉTICA/MORAL, responda:



a-Os fins justificam os meios? Ou seja, é moralmente legítimo usar meios imorais para atingir um fim moral? Por exemplo: roubar para não morrer de fome? Mentir para evitar um constrangimento no outro? É ético usar pessoas, sob o risco de comprometer sua saúde e a própria vida, para experiências científicas que poderiam levar a avanços científicos?

b- Sugerimos assistir 2 (dois) filmes que serão importantes para compreensão da temática dos valores e dos critérios éticos. Ex.: Pixote ou Tropa de elite.

- analise as atitudes dos policias, bandidos, tais como são retratados nesses filmes. Como você avalia a conduta desses diversos grupos?

-o filme retrata a realidade brasileira? Por quê?

-o presídio, casa de custódia, abrigo para menores são instituições que permitem uma reintegração do infrator à sociedade? Ou pelo contrário, é possível detectar que, nessas instituições, as pessoas longe de melhorarem, pioram sua inserção na sociedade? Justifique:

Um comentário:

  1. Olá.
    Sugiro o filmes 5X Favela: Agora Por Nós Mesmos para o debate sobre Ética, principalmente com o Fonte de Renda.
    Paz e Bem.

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