domingo, 25 de abril de 2010

Ad2 de filosofia da educação - 1° semestre de 2009

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro





Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH



Licenciatura em Pedagogia - EAD

Unirio/Cederj

segunda avaliação a distancia - 2009.1

Disciplina: filosofia e educação

Coordenação: Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea



Disponibilização na plataforma: 27 de abril de 2009 (segunda-feira).

Postagem até: 11 de maio de 2009 (segunda-feira).

Data de entrega no pólo: até 16 de maio de 2009 (sábado).






Caro (a) aluno (a):



Essa é a sua segunda avaliação a distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.

O objetivo das ADS de Filosofia e Educação é que você possa aprofundar aspectos essenciais dos conteúdos apresentados nos materiais, fazendo com que este seja um momento de reflexão e pesquisa.

Com base no material do livro de Fundamentos da Educação 1 (módulo 1/2, v.1, aulas 1 a 8) e das aulas 3 (O que é filosofia) e 4 (Do saber mítico ao saber filosófico) disponibilizada na plataforma, apresentamos cinco questões, para serem respondidas individualmente.

Leia atentamente as Instruções abaixo:

Você vai encontrar 5 (cinco) questões nesta prova;

Leia atentamente todas as questões;





Boa prova!

1- O aluno que participou da oficina no pólo NÃO deverá responder a questão 5

Participantes da Oficina (no pólo) ganharão 2,0 pontos

Valor da prova: 8,0 pontos

2-O aluno que não participou da oficina no pólo deverá fazer a questão 5

Valor da prova: 10,0 pontos



1) Para Foucault “é uma ilusão considerar o sujeito como fonte exclusiva de seu discurso.” Explique esta frase de Foucault e apresente um exemplo que ilustre essa afirmação do filósofo francês:(Aula 15 – Livro da disciplina, Volume 2 – p.35) (Valor:2,0 pontos).



2) Analise o conceito de “homo sapiens-demens” de Morin, citado por Carino e Thomaz no Livro da Disciplina (2003, p.47), presente no texto em que diz “é preciso considerar, que somos em verdade, o homo sapiens-demens, isto é, somos também ‘demência’, quer dizer, uma dimensão mais ampla que escapa à racionalidade”. A partir desse conceito avalie, com suas próprias palavras, alguns dos motivos da presença da violência no mundo contemporâneo. (Valor: 2,0 pontos).



3) Leia os trechos seguintes:



”Os pontos de vista tradicionais sobre a relação entre sociedade e escola enfatizam, sempre o papel que a educação desempenha na alteração das características individuais e na posição ocupada pelos indivíduos nas estruturas econômica, social e política.” Wilke e Martins, (2003, Aula 22, p. 116)



“A perspectiva marxista é diferente. É histórica e centrada nas classes sociais. O comportamento individual é entendido como produto de forças históricas, enraizadas em condições materiais (...)”. (Idem)



Agora, escolha uma das citações acima, releia o texto da aula 22 (Livro da disciplina, Volume 2) e elabore suas próprias considerações sobre a sociedade atual, articulando a frase escolhida com o discurso abaixo: (Valor: 2,0 pontos)



“A desigualdade social é uma das causas da violência. Uma sociedade que tem altos e baixos tão gritantes, alguns que ganham tanto e tantos outros que ganham tão pouco, é, sim, um incentivo à violência (...) Agora, mesmo em países em que não há essa diferença, nos países europeus, por exemplo, ainda há crime, ainda há máfias, ainda há criminalidade organizada. (...) O que podemos (...) é nos deixar levar pela banalização da violência. Eu cuido do meu guarda-costa, tranco a minha porta, (...) o meu carro é blindado e que se danem os outros.” Sussekind (p. 60). Colocar exatamente a referência. É do livro? Caso contrário, colocar por extenso ou incluir no final do texto.





4) Escreva um texto (de no máximo 15 linhas), articulando o texto abaixo com os conteúdos da Aula 17 “Saber erudito e Saber popular” (Livro da disciplina, Volume 2). Analise a relevância do texto de Barbosa, como exemplo de saber popular. Vincule esse saber popular com a possibilidade de estabelecer uma educação inclusiva que possa acolher a diversidade. (Valor: 2,0 pontos).



As mariposa



As mariposa quando chega o frio

Fica dando vorta em vorta da lãmpada pra si isquentá

Elas roda, roda, dipois si senta

Em cima do prato da lâmpada pra discansá

Eu sou a lâmpida

E as muiê é as mariposa

Que fica dando vorta em vorta de mim

Todas as noire, só pra mi beijá

_Boa noite, lâmpida!

_Boa noite, mariposa!



_Permita-me oscular-lhe as alfácias?

_Pois não, mas rápido porque daqui a pouco eles mi apaga

(Adoniran Barbosa)



5) Marx compara a sociedade, em sua organização e funcionamento, a um edifício com dois níveis: a superestrutura e a infra-estrutura (Veja a Aula 27, principalmente as págs 188-9, do Livro da Disciplina, 2 volume). Explique o que significa estes dois níveis, na concepção de Marx, e ilustre esses níveis através de exemplos: (Valor: 2,0 pontos).

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