quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ad1 de História da Educação - 2° semestre de 2009

Leia os textos 1, 2, 3, 4, 5 indicados no Cronograma da Disciplina História da Educação com bastante atenção. Após a leitura desenvolva as questões/atividades solicitadas abaixo:






1ª QUESTÃO / ATIVIDADES: (1,0 ponto)



Escolha UM entre os textos lidos e:



(a) Indique a referência completa do texto; para isso consulte o Guia da Disciplina;

(b) Informe o motivo da escolha do texto.





2ª QUESTÃO / ATIVIDADES: (5,0 pontos)





Releia o texto escolhido e desenvolva o solicitado abaixo:



(a) O tema do estudo e o período tratado no texto.

(b) Você considera possível formular expectativas e algumas hipóteses de como o texto será encaminhado a partir do título? Por quê?

(c) Quais (ou qual) trechos foram os mais difíceis? Identificar a razão da dificuldade - frase mal elaborada, escrita ou ambígua, presença de muitos conceitos desconhecidos por você, siglas e palavras rebuscadas, entre outras dificuldades;

(d) Relacionar para pesquisar: (1) os conceitos que não domina; (2) as siglas; e (3) as palavras novas. Apresente o resultado da pesquisa apontando as fontes consultadas (livros, artigos, internet, entre outras).

(e) Quais principais autores com os quais o autor dialoga.





3ª QUESTÃO / ATIVIDADES: (4,0 pontos)



A partir das atividades desenvolvidas e as reflexões produzidas pela leitura, elabore um resumo do texto, seguindo as seguintes orientações.



(a) O resumo deverá conter entre 15 e 30 linhas;



(b) Busque usar suas próprias palavras na confecção de seu texto e lembre-se de colocar aspas quando for transcrever alguma passagem do autor, indicando ano e página;

(c) Suas considerações pessoais acerca do tema tratado pelo autor, ou mesmo sobre a forma como conduz sua reflexão serão sempre bem-vindas, mas evite tecer juízos de valor! Caso queira indicar alguma opinião ou crítica ao autor/texto ou à forma como desenvolve seu argumento, não se esqueça de fundamentar sua posição! Aqui você poderá recorrer a outros autores que tratam do tema estudado.

Respostas da Ad1 de História da Educação




Resposta N°1 (letra a):



MELO, José Joaquim Pereira. Estado Romano e instituições escolares. Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 25, p. 1-241, jan./jun. 2008.

Disponível em http://www.ucdb.br/seriestudos/publicacoes/ed25/S_Estudos_n25_inteira.pdf



Resposta N°1 (letra b):



Este texto foi escolhido por apresentar uma linguagem clara e por conseguir retratar em poucas páginas o contexto em que se encontrava a educação no Estado Romano, inicialmente sendo dever apenas da família e depois passando a ser de responsabilidade do Estado. É um texto que apresenta detalhes, características e exemplos em que o leitor pode construir um diálogo voltando ao tempo e nos fazendo compreender um pouco do início da história da educação.



Resposta N°2 (letra a):



O tema do estudo é o Estado Romano e as Instituições Escolares:

Reflexões em torno das instituições escolares romanas no período do Império e da República; A educação na família; A educação militar; A educação privada; e a Educação como encargo público do Estado.

O período tratado no texto é em torno de 509 a.C até meados de 476 d.C.



Resposta N°2 (letra b):



É possível formular expectativas e algumas hipóteses de como o texto será encaminhado através do título, isso ocorre porque ao fazer sua leitura: “Estado Romano e Instituições Escolares”; imaginamos que o assunto tratado será desenvolvido em torno das instituições escolares no período em que o Estado Romano governou. Criamos expectativas em torno do início do processo de escolarização sistemático ou não, suas etapas e como isso ocorreu.



Resposta N°2 (letra c):



Na primeira leitura do texto alguns parágrafos apresentaram uma dificuldade de compreensão, o que não ocorreu mais após a terceira e quarta leitura. Isso se deve ao fato de questões de interpretação. Mas o texto apresenta uma linguagem clara que facilita a sua compreensão, apesar de em alguns momentos demonstrar palavras em espanhol e latin.

Houve um parágrafo que apresentou alguns conceitos desconhecidos, o que não prejudicou a sua compreensão. Transcrevo-o logo abaixo:



“A primeira escola de retóricos latinos remonta ao ano de 93. No ano seguinte à sua fundação, foi fechada por um édito censório, acusada de ser uma inovação contrária aos mores maiorum. O espírito que animava a nova escola inquietava setores conservadores romanos.”Melo(2008, p.225)



Resposta N°2 (letra d):



Paulatina - Feito aos poucos; lento
pt.wiktionary.org/wiki/paulatino

Indumentária – Roupa, também chamada de vestuário ou indumentária, é qualquer objeto usado para cobrir certas partes do corpo. Roupas são usadas por vários motivos. Roupas são usadas por questões sociais, culturais, ou por necessidade. ...

pt.wikipedia.org/wiki/Indumentária

Agrimensura – Agrimensura é uma ciência muito antiga , associada a astrometria, que tinha por objetivo projetar na superfície terrestre as e assim demarcar ...
pt.wikipedia.org/wiki/Agrimensura

Improcedentes – improcedente - adj. No conforme a derecho. Inadecuado. ... Ver definición
www.definicion.org/diccionario/82

Albergar – (dar posada) gastigi

(tener (expectativa, esperanza, creencia, duda)) havi

albergar la esperanza de que ... esperi ke ... ...
luisguillermo.com/diccionario/a.htm

Anfiteatro – Anfiteatros são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a céu aberto. Na Roma Antiga foram adaptados dos teatros gregos para servirem aos ...
pt.wikipedia.org/wiki/Anfiteatro

[do gr. anphi= metade + theatron= teatro] - 1. Meio teatro, teatro de dois lados. 2. Antigo edifício oval ou circular, com arquibancadas, com uma ...
www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-a.html

Epicurista – Epicurismo é o sistema filosófico ensinado por Epicuro de Samos, filósofo ateniense do século IV a.C., e seguído depois por outros filósofos ...
pt.wikipedia.org/wiki/Epicurista

Estóica – Estóico - O estoicismo é uma doutrina filosófica que afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos divino (noção que os estóicos tomam de Heráclito e desenvolvem). A alma está identificada com este princípio divino, como parte de um todo ao qual pertence. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Estóico

estoico - relativo ao estoicismo, doutrina filosófica criada por Zenão de Citium (334-262 a.C., aprox.) que prega o despreendimento e a impassibilidade ...
pt.wiktionary.org/wiki/estoico

Mecenas – Mecenas (Caius Maecenas) foi um cidadão romano da época imperial. Foi um grande político, estadista e patrono das letras. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Mecenas

Eloqüência – capacidade de falar e exprimir-se com facilidade; capacidade de persuadir através da palavra; arte do bem falar; retórica, facúndia; expressividade; virtude de comunicação
pt.wiktionary.org/wiki/eloqu%C3%AAncia

Notoriedade – Notoriedade, no conceito enciclopédico, é o termo designado à consciência de selecionar aquilo que deve ser publicado (e aquilo que não deve ...
pt.wikipedia.org/wiki/Notoriedade



Fonte da internet:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=define



Resposta N°2 (letra e):





Os principais são Mara Rodrigues Vieira e Anibal Ponce. Mas há outros que também são citados como Nicola Abbagnano, Aldo Visalberghi, Roger Gal, Anne-Marie Guillemin, Henri-Irénée Marrou, Maria Helena Rocha Pereira, Marco Catón Plutarco, Emilio Redondo e Javier Laspalas.



Resposta N°3:



Resumo do texto Estado Romano e Instituições Escolares

Durante o governo do Estado Romano ocorreu uma evolução no sistema educacional, que de princípio era apenas responsabilidade da família, e logo depois, após sucessivos acontecimentos, passou a ser também encargo do estado.


Na fase republicana (509 a 27 a.C) a educação familiar romana pode ser caracterizada por princípios básicos do respeito e assimilação dos costumes ancestrais. Era de responsabilidade da mãe a educação de seus filhos até os sete anos, que englobava os aspectos biológicos, intelectual e moral. A partir de então o pai se encarregava da educação dos meninos. As meninas continuavam a aprender afazeres domésticos com a mãe.

Em famílias pobres os filhos eram preparados para o trabalho, o contrário acontecia nas famílias ricas onde os filhos recebiam vários ensinamentos. Após dedicar-se ao tirocinium fori (aprendizagem da vida pública) o jovem poderia iniciar-se ao serviço militar. Nessa fase ele recebia ensinamentos com um ancião notável, recomendado pela família.

Já na educação militar o jovem prestava serviço como soldado, depois como oficial do Estado Maior, e finalmente recebia assessoramento onde deveria seguir um alto personagem, ou seu pai, a quem deveria prestar respeito e veneração.

Com a influência da Paidéia grega, a educação escolar ganhou espaço, primeiramente em Roma, com caráter particular. Esta educação era composta pelo nível elementar (7 a 12 anos), os setores dominantes eram privilegiados pelo saber da escola média (11 e 16 anos) e superior, tendo o mestre elementar, o gramático e o retórico como educadores profissionais.

No Império de Augusto (23 a.C a 14 d.C) os colégios juvenis tinham objetivos militares com atividades desportivas.

No governo de Caracala (188-218) que concedeu imunidade fiscal aos educadores e depois, para estudantes, logo percebeu a situação de abuso e teve que fazer um controle rígido através do regulamento de 370.

Houve uma significativa criação de escolas pelos imperadores, inicialmente com interesses particulares, logo depois no Baixo Império, Juliano (332-363) com o objetivo de evitar que os cristãos assumissem o ensino do Império, responsabilizou seu governo pelo controle educacional, com a seleção de professores, fazendo intervenções oficiais e regulares. Assim a educação começou a ser de responsabilidade do Estado.

3 comentários:

  1. Olá vocês têm alguma coisa de Educação e Trabalho - 2º Período? Desde já abrigada! Janaína

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  2. Olá!
    Eu aqui mais uma vez! Agora to precisando de um resumo ou alguma AP1 de História da Educação. Tá muito difícil a matéria.
    obrigada!

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  3. Olá!
    Será que alguém teria u modelo do Relatório 1 do Estágio 1 - Ed. Infantil. Não estou sabendo como fazer!
    Obrigada!

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