quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

RESUMO CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO 1

RESUMO CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO 1

Ciências Naturais na educação. v. 2/ Dayse Martins Hora. - Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2005.


Aula 11
Educação, saúde, meio ambiente e qualidade de vida.

Existem vínculos fortes entre questões vitais para o homem como o ambiente de vida e saúde.
Conforme resoluções de conferencias internacionais a educação vem buscando integrar-se as áreas de saúde e meio ambiente. Ouve mudança nas leis em vigor, no Brasil, e êxito de programas sócio ambientais. O resultado do Senso (IBGE) de 2000 nos mostrou que o Brasil melhorou nos aspectos como renda, educação e saneamento. No que se refere à redução da desigualdade social cai apenas 4% que mantém o Brasil no posto de um dos 4 paises com pior distribuição de renda no mundo, portanto e necessário avançar em maior velocidade para reduzir a desigualdade social e promover pessoas excluídas à condição de cidadãos.
As crianças e adolescentes se deparam com inúmeros obstáculos, que influenciam no seu crescimento e seu desenvolvimento, bilhões de crianças de vários paises no final da década de 1990, enfrentam problemas advindos da pobreza, criança e adolescente que nunca freqüentaram a escola, criança que dividem um quarto com mais de cinco pessoas em suas residências, não dispõe de fonte de água potável e ainda sofrem de desnutrição. A pobreza de acordo com Unicef causam sérios problemas físicos, emocionais e intelectuais, significa uma vida de carência e sofrimento que limita o crescimento econômico social.
Segundo documentos a erradicação da pobreza existe a possibilidade que pode ser atingida em médio prazo para alcançar sucesso, envolvendo primeiramente mudanças políticas públicas e ações direcionadas a saúde, educação e meio ambiente. A mudança no clima (elevação da temperatura, seca, inundação e etc.), afeta a saúde de milhares de pessoas conforme a reportagem intitulada: “Aquecimento do planeta contribui para propagar doenças infecto-contagiosas no Brasil”. Publicada no Jornal O Globo em 1998. A água e o principal veículo de transmissão direta e indireta de uma série de doenças. As medidas básicas de promoção da saúde do homem são listadas sobe a forma de ações de educação e saúde. Trabalhar na educação, saúde e ambiente significa atuar com as potencialidades das comunidades com valores que permitam uma real transformação de vida e uma nova compreensão sobre o termo cidadania, como em foque na qualidade de vida do individuo.

 AULA 12
CIDADANIA E ÉTICA
O direito a saúde, pressupõe o atendimento das necessidades básicas do indivíduo. Esses direitos se realizam mediante uma política governamental que preconize e concretize a promoção da qualidade de vida para todos.
Precisamos resgatar outro conceito importante: a ética que significa conjunto de costumes e normas de condutas, destinados a ordenar a moradia do homem e modo de convivência. A promoção da saúde é a maneira eficaz de enfrentar os desafios, a ela e a qualidade de vida das pessoas.
Essa promoção é de órgãos competentes, como o ministério e as secretarias de saúde, incluindo conhecimentos psicológicos, sociais, políticos, econômicos e culturais. Promover a saúde é tratar das condições socioeconômicas das populações, não é somente o povo de baixa renda que apresenta problemas de saúde, na modernidade, produz o stress, sedentarismo, que gera angustia depressão. Por meio da lei Orgânica da Saúde (LOS), nela contem regras que define saúde como um direito do cidadão. A regulamentação determina várias ações, então foi criada a vigilância sanitária que e o conjunto de atos capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos a saúde.
Ações de responsabilidade:
·         Promover condições adequadas de moradias, local de trabalho, fatores como temperatura, ruídos e etc.
·         Controla produtos alimentícios, cosméticos agrotóxicos, condições de fabricação, embalagens e etc.
·         Tratamento e controle de elementos como a água e o lixo e resíduos industriais.
·         Fiscalização de bancos de sangue, serviços de hemoterapia, hemodiálise, clinicas e creches.
·         Fiscalização e transporte, produtos perigosos.
·         Fiscalização da circulação de produtos, pessoas e alimentos entre paises visando o controle sanitário.
A LOS criou também a vigilância epidemiológica, a detecção e prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, como saneamento básico com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças.
O Programa de Saúde da Família presta atendimento direto na prevenção e evita internações desnecessárias melhorando a vida da população.
Cada equipe e capacitada para:
·         Conhecer a realidade das famílias, por meio de cadastro por meio de diagnostico;
·         Identificar problemas de saúde de risco ao qual ela esta exposta;
·         Elaborar junto à comunidade um plano local para enfrentar determinantes do processo saúde/doença;
·         Presta assistência integral na comunidade, domicilio e no acompanhamento;
·         Desenvolver ações educativas para enfrentar os problemas identificados de saúde.

Aula 13
Conhecimento especifico e conhecimento escolar.

As disciplinas escolares são mediações didáticas entre o conhecimento cientifico e saber do cotidiano. E importante afirmar o esforço dos professores na construção de mediações didáticas termina por constituir uma nova forma de abordagem dos conceitos científicos.
O conhecimento escolar e o resultado da luta com diversos saberes sociais. Para ser superadas essas contradições, precisamos enfrentar a marca pluralista da cultura, diferentes saberes possuem diferentes contextos de aplicação.
A disciplina escolar elabora, didatizando, tais sistemas de pensamento que estão fora da escola, afastando-se deles, às vezes perde a conexão com aquela referencia. Exemplo: os desenhos de uma célula, são tentativas de aproximação para o aluno entender, não é exatamente o que se vê em uma lâmina no microscópio em laboratório, na pratica concreta do cientista. Por meio de novas elaborações a escola retira os conteúdos afastando-as da sua pratica real e das relações do poder econômico, político e social que estão associadas às praticas da ciência.

Aula 14
A crise na educação em ciências.
Os fatores e o cenário da crise.

Os alunos e seus pais, professores de ciência, os governos e os dirigentes da economia, e todo o conjunto da sociedade civil organizada, são integrantes da crise. Estar interessados nas disciplinas e uma realização humana importante, o entusiasma dos jovens não vai além da admiração pela ciência e pelos cientistas.
Os professores de ciência que estão envolvidos na crise da educação perderam o poder e a consideração profissional. As praticas do ensino de licenciatura em ciências estiveram mais centradas na meta de produzir técnicos de ciência do que formar educadores. Existem educadores que concluíram curso superior, mas não uma licenciatura, não conseguiram exercer a profissão permanecendo no magistério das séries iniciais, ter pessoas com nível superior não garante a melhoria na qualidade do ensino. Não conseguimos obter curso de licenciatura com propostas exclusivas e definidas para qualificar o professor na complexidade que o desempenho da função exige. A maior parte dos educares especialistas e mesmos os políticos reconhecem a necessidade na formação que dê maior qualidade ao trabalho pedagógico. Existem alguma saídas possíveis para esse problema crítico.
·         Superar o senso comum pedagógico;
·         Atingir a alfabetização científica e tecnológica;
·         Entender ciências e tecnologia como cultura;
·         Assimilar conhecimentos contemporâneo;
·         Produzir livros didáticos de qualidade;
·         Estabelecer a relação entre pesquisa em ensino de ciências e a pratica de ensino de ciência;
·         Construir praticas interdisciplinares.
A proposta da alfabetização cientifica e tecnológica tem como objetivo relacionados a inserção social pretende socializar os conhecimentos técnicos e científicos, possibilitando a participação democrática na produção e nos resultados dos avanços científicos e tecnológicos.

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