RESUMO PARA AP1 DE ALFABETIZAÇÃO 2
Resumos elaborados a partir das seguintes bibliografias
Alfabetização: Conteúdo e forma 2 v.1 / Mairce da Silva Araújo - Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
Alfabetização: Conteúdo e forma 2 v.2/ Marta da Costa Lima Rêgo; Ricardo Carvalho; Valéria Fernandes.-Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
Resumos elaborados a partir das seguintes bibliografias
Alfabetização: Conteúdo e forma 2 v.1 / Mairce da Silva Araújo - Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
Alfabetização: Conteúdo e forma 2 v.2/ Marta da Costa Lima Rêgo; Ricardo Carvalho; Valéria Fernandes.-Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
AULA 9: LITERATURA INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA RESIDE NO CARÁTER PLURISSIGNIFICATIVO DO TEXTO, QUE PERMITE AO LEITOR TRAÇAR SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS, COMO AGENTE DA RELAÇÃO LEITOR/TEXTO, UTILIZANDO A POTENCIALIDADE DO CONTEÚDO LATENTE DO TEXTO PARA PRODUZIR NOVOS SENTIDOS. A LITERALIDADE DO TEXTO CONFERE A POSSIBILIDADE DE CONFRONTO ENTRE AS MÚLTIPLAS LEITURAS PRODUZIDAS, VIABILIZANDO DISCUSSÕES EM QUE NOVOS CONHECIMENTOS SÃO CONSTRUÍDOS, ATRAVÉS DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL.
O CONTATO COM A ESTRUTURA LITERÁRIA POSSIBILITA A INTERNALIZAÇÃO DA VARIEDADE CULTA DA LÍNGUA E DE ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS MAIS COMPLEXAS, RESULTANDO NO DESENVOLVIMENTO LINGUISTICO DO FALANTE, O QUE REPERCUTE NA ESCRITA E NA PRÓPRIA LEITURA.
O TRABALHO REALIZADO NA ESCOLA, NUMA PERSPECTIVA TRADICIONAL, POUCO CONTRIBUI PARA O EFETIVO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, NA MEDIDA EM QUE ROTULA A DIFERENÇA COM ERRO, ALÉM DE DESCONSIDERAR O PRAZER DA LEITURA COM PRAZER DA DESCOBERTA, TRATANDO COMO CONVERGENTE O QUE É POR NATUREZA DIVERGENTE, IMPEDINDO A MANIFESTAÇÃO DE LEITURAS PRÓPRIAS E INCUTINDO NO ALUNO A IDÉIA DE QUE A SUA LEITURA É ETERNAMENTE INFERIOR À DO PROFESSOR. COMPLETANDO, TODO ESSE TRABALHO SE REVESTE DE UM NEFASTO CARÁTER DE COBRANÇAS, QUE ASSOCIA A LEITURA À ELABORAÇÃO DE UMA “INTERPRETAÇÃO CORRETA”, E NÃO PRAZER.
SEGUNDO MAGDA SOARES, A ESCOLA, AO APROPRIAR-SE DA LITERATURA INFANTIL, DIDATIZANDO-A E PEDAGOGIZANDO-A PARA ATENDER A SEUS PRÓPRIOS FINS, FAZ DELA LITERATURA INFANTIL COMO SENDO UMA PRODUÇÃO PARA A ESCOLA, BUSCA-SE “LITERALIZAR A ESCOLARIZAÇÃO INFANTIL”.
RAQUEL VILLARDI DIZ, O QUE SE EVIDENCIA, AQUI, É A NECESSIDADE DE A LITERATURA OFERECIDA À CRIANÇA SER, EFETIVAMENTE, LITERATURA. A CONDIÇÃO “SER OU NÃO LITÁRIO” NÃO PODE, DESSA FORMA, SER COLOCADA SOBRE O PÚBLICO A QUEM SE DIRIGE, PORQUE, SENDO EFETIVAMENTE LITERÁRIA, ESTA SE TORNA UMA QUESTÃO MENOR.
SENDO ASSIM, VILLARDI ACRECITA SER NECESSÁRIO REDIMENSIONAR A LITERATURA INFANTIL, TRATANDO-A COMO LITERATURA ESPECIAL – DIRIGIDA, TAMBÉM (OU SOBRETUDO) A CRIANÇAS – MAS COMO LITERATURA, QUE, ENQUANTO TAL, NÃO PODE PRESCINDIR DO ASPECTO DA LITERALIDADE. E A LITERALIDADE, SE EXISTE, PRECISA SER O FOCO SOBRE O QUAL RECAI A LEITURA, SOB PENA DE, AO SIMPLIFICÁ-LO, TRANSFORMAR-SE O TEXTO NAQUILO QUE ELE NÃO É.
EMBORA HÁ ALGUM TEMPO, NA EDUCAÇÃO, VENHA-SE DISCUTINDO SOBRE A IMPORTANCIA DA LEITURA NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, POUCO SE TEM CONTRIBUIDO PARA INSTRUMENTALIZAR O PROFESSOR EM SEU TRABALHO NA FORMAÇÃO DO LEITOR, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA.
POR ESSE MOTIVO É NECESSÁRIA A REFLEXÃO ACERCA DO PONTO DE PARTIDA DO QUAL NÃO ABRIMOS MÃO, DE QUE OFERECER AOS ALUNOS UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA SIGNIFICATIVO SÓ SERÁ POSSÍVEL SE O PROFESSOR ESTIVER, EFETIVAMENTE, PREPARADO PARA ORIENTAR A LEITURA DO SEU ALUNO.
AULA 13 – ORTOGRAFIA: POR QUE NÃO PRONUNCIAMOS COMO ESCREVEMOS?
-AS PALAVRAS NO CONTEXTO ESCRITO E ORAL SE ORGANIZAM DE FORMAS DISTINTAS. QUANDO NOS EXPRESSAMOS PELA FALA, NOS APOIAMOS EM UM CONTEXTO EXTRALINGUÍSTICO. O DISCURSO ORAL PERMITE A OBSERVAÇÃO DA ENTONAÇÃO, DAS PAUSAS E DAS EXPRESSÕES DE QUEM FALA, POIS OCORRE O CONTATO DIRETO COM O USUÁRIO DA LÍNGUA. JÁ NO TEXTO ESCRITO, NÃO ENCONTRAMOS ESSES RECURSOS PARA APOIAR A NOSSA INTERPRETAÇÃO SOBRE O QUE ESTÁ SENDO DITO. É PRECISO “ESCUTAR COM OS OLHOS “, ISTO É, OBSERVAR OS RECURSOS GRÁFICOS QUE REPRESENTAM PAUSAS E ENTONAÇÕES PARA NOS APROXIMARMOS DO DISCURSO PRODUZIDO.
-COM TANTAS VARIEDADES, TERÍAMOS DIVERSAS FORMAS DE GRAFAR AS PALAVRAS. PARA CADA REGIÃO, SERIAM NECESSÁRIOS DICIONÁRIOS E LIVROS ESCRITOS EM CADA VARIEDADE LINGUÍSTICA FALADA. PODEMOS DIZER QUE AS DIFERENÇAS DIALETAIS FORAM UMA DAS CAUSAS QUE LEVOU À PADRONIZAÇÃO GRÁFICA DAS PALAVRAS.
-TENTATIVAS DE CRISTALIZAÇÃO ORTOGRÁFICA: PODEMOS CARACTERIZAR O DESENVOLVIMENTO DA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TRÊS FASES:
1° PERÍODO FONÉTICO: NESTE CONTEXTO, SURGEM AS PRIMEIRAS GRAMÁTICAS DE CUNHO RACIONALISTA ESCRITAS POR FERNÃO DE OLIVEIRA NO ANO DE 1536 E POR JOÃO DE BARROS EM 1540. O PROJETO DESTES DOIS GRAMÁTICOS VISAVA À NORMATIZAÇÃO DO USO GRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PROMOVENDO MAIOR UNIFORMIDADE NOS MATERIAIS IMPRESSOS. FERNÃO DE OLIVEIRA CHAMOU A ATENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM TIPO DE ESCRITA QUE FOSSE MAIS PRÁTICA E MENOS ERUDITA. JOÃO DE BARROS DEFENDEU A CRIAÇÃO DE REGRAS ORTOGRÁFICAS QUE LEVASSEM OS INDIVÍDUOS A GRAFAR SOMENTE AS LETRAS QUE PRONUNCIAVAM, ELIMINANDO ASSIM, TODAS AS LETRAS DESNECESSÁRIAS QUE ESTAVAM CONTIDAS NAS PALAVRAS. PRODUZIRAM UMA AMPLA REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA VULGAR, CULTIVANDO O IDEAL DA ESCRITA FONÉTICA, A ACEITAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DIVULGADOS EM SUAS GRAMÁTICAS NÃO FOI CONSENSUAL PERANTE A COMUNIDADE LETRADA.
2° PERÍODO ETIMOLÓGICO: OS DEFENSORES DA ESCRITA ETIMOLÓGICA ACREDITAVAM QUE O LATIM ERA A LÍNGUA MAIS PERFEITA NA FACE DA TERRA, SENDO CONSIDERADA A LÍNGUA DOS SÁBIOS E DAS CIÊNCIAS. EVITANDO A INFLUÊNCIA DO CASTELHANO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E BUSCANDO MAIOR APROXIMAÇÃO GRÁFICA COM AS PALAVRAS ESCRITAS EM LATIM, OS GRAMÁTICOS DA NOVA GERAÇÃO INVESTIAM NA SEDIMENTAÇÃO GRÁFICA DE FORMA SEMELHANTE A INDICADA PELA IGREJA. O GRANDE PROBLEMA, NESTE PERÍODO, FOI A DIVERGENCIA ENTRE OS GRAMÁTICOS SOBRE A DEFINIÇÃO DO VERDADEIRO ÉTIMO(ORIGEM) DAS PALAVRAS. MUITOS LINGUISTAS PREFEREM CHAMAR ESSE PERÍODO DE PSEUDO-ETIMOLÓGICO, VISTO QUE NÃO HAVIA RIGOR CIENTÍFICO QUE JUSTIFICASSE A SEDIMENTAÇÃO GRÁFICA DOS VOCÁBULOS DA MANEIRA COMO ERAM APRESENTADOS.
3° PERÍODO SIMPLIFICADO OU MISTO: ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX, EM PORTUGAL, ERA POSSÍVEL ENCONTRAR, NOS MATERIAIS IMPRESSOS, UMA GRANDE DIVERSIDADE DE FORMAS GRÁFICAS. ALGUNS GRAMÁTICOS MAIS MODERADOS, OBSERVANDO A CRESCENTE FALTA DE CRITÉRIO PARA GRAFAR AS PALAVRAS, ORGANIZARAM UMA PROPOSTA VOLTADA PARA A NORMATIZAÇÃO DAS REGULARIDADES EXISTENTES NA LÍNGUA, CONSIDERANDO ASPECTOS RELEVANTES NAS DUAS VERTENTES. CONCLUI-SE QUE O SISTEMA DE ESCRITA DEVERIA SER MISTO, ISTO É, DEVERIA TER UMA GRAFIA PRÓXIMA DA PRONÚNCIA, CONSIDERANDO, DE FORMA RELATIVA, AS RAÍZES DAS PALAVRAS E SUAS DERIVAÇÕES. TAL MOVIMENTO TEM COMO MARCO HISTÓRICO, A PUBLICAÇÃO DOS ESTUDOS DO FONETICISTA GONÇALVES VIANA. O GOVERNO PORTUGUÊS CONVOCOU UMA COMISSÃO DE FILÓSOFOS E GRAMÁTICOS, INCLUINDO GONÇALVES, PARA SACRAMENTAR UM SISTEMA DE ORTOGRAFIA SIMPLIFICADO. O DECRETO OBRIGANDO A TODOS A ESCREVER DE ACORDO COM O SISTEMA DE NORMAS INSTITUÍDO GEROU BASTANTE POLÊMICA. NO BRASIL A RESISTÊNCIA FOI MAIOR AINDA, MUITOS INTELECTUAIS REPUDIARAM A PROPOSTA ORTOGRÁFICA ORGANIZADA PELOS PORTUGUESES. DEPOIS DE LONGAS CONVERSAS ENTRE A ACADEMIA DE CIÊNCIAS DE LISBOA E ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, FOI ASSINADO UM ACORDO ORTOGRÁFICO ENTRE AS DUAS NAÇÕES EM 1931, NÃO CHEGANDO, ENTRETANTO, A PROMOVER A UNIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA ENTRE OS DOIS PAÍSES.
- PORTUGAL E BRASIL: AS MUITAS FORMAS DE FALAR. QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM NAS TERRAS BRASILEIRAS NO ANO DE 1500, MUITAS LINGUAS ERAM FALADAS PELAS TRIBOS QUE POR AQUI HABITAVAM. ELES OBSERVARAM QUE MUITAS LINGUAS INDÍGENAS FORAM DERIVADAS DO TRONCO LINGUISTICO TUPI-GUARANI. DA JUNÇÃO DE ASPECTOS DESTAS DUAS LÍNGUAS, FORMULOU-SE A LÍNGUA FALADA POR TODA COSTA BRASILEIRA DENOMINADA NHEENGATU. SEGUNDO HISTORIADORES, FOI A LÍNGUA MAIS FALADA E ESCRITA NO BRASIL, ENTRE OS SÉCULOS XVI E XVIII, VISTO QUE A EDUCAÇÃO NESTE PERÍODO ENCONTRAVA-SE NAS MÃOS DOS MISSIONÁRIOS. OS REGISTROS LINGUISTICOS QUE CIRCULAM NA COLÔNIA SOFREM UMA SÉRIE DE MODIFICAÇÕES, NA MEDIDA EM QUE INCORPORAM CONTRIBUIÇÕES DAS LÍNGUAS AFRICANAS E DE LÍNGUAS EUROPÉIAS. À MEDIDA QUE OCORRE ESSE PROCESSO DE MISCIGENÇÃO, O NHEENGATU SE CONSOLIDA COMO MARCA DE IDENTIDADE DOS HABITANTES QUE AQUI MORAVAM. TAL LÍNGUA PASSA A SER INTERDITADA QUANDO OS JESUÍTAS SÃO EXPULSOS DO BRASIL PELA COROA PORTUGUESA NO ANO DE 1759. APESAR DE A LÍNGUA GERAL SER CONSIDERADA UM DIALETO PROIBIDO, EM MUITAS REGIÕES DO INTERIOR, ONDE A COROA NÃO TINHA MAIOR CONTROLE POLÍTICO, PREVALECEU A ORALIDADE DA LÍNGUA GERAL. NESTE PROCESSO HOUVE A MISTURA DO NHEENGATU COM OS PORTUGUÊS FAZENDO EMERGIR UMA FORMA TIPICAMENTE BRASILEIRA DE FALAR, O DIALETO CAIPIRA. A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA NO BRASIL SOFREU DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES. MUITOS AUTORES DA LITERATURA BRASILEIRA DEFENDERAM A EXISTÊNCIAS DE UMA LÍNGUA GENUINAMENTE BRASILEIRA. TAL PROPOSTA É JUSTIFICADA, NA MEDIDA EM QUE O CONTATO DO PORTUGUÊS COM OUTRAS LÍNGUAS NO PERCURSO DA HISTÓRIA FEZ A LÍNGUA FALADA NO BRASIL DIFERENTE DA FALADA EM PORTUGAL.
- A LINGUAGEM ESCRITA APRESENTADA NAS GRAMÁTICA, EM MUITOS MOMENTOS, DEMONSTRA-SE DISTANTE DA FORMA COMO A LÍNGUA ORAL SE APRESENTA NO COTIDIANO. É PRECISO COMPREENDER QUE TODO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE NOVOS ELEMENTOS LINGUÌSTICOS DISTANTE DA REALIDADE IMEDIATA IMPLICA MUDANÇAS GRADUAIS QUE NÃO CORRESPONDEM À COPIA DE UM MODELO, VISTO QUE A LÍNGUA É VIVA E DINÂMICA. A GRAMÁTICA, DE CERTA MANEIRA, APRESENTA-SE COMO INSTRUMENTO DE OPRESSÃO QUE IMPÕE A FORMA DA CLASSE DOMINANTE COMO A FALA CORRETA.
- EM TERMOS ECONÔMICOS, A UNIFICAÇÃO REPRESENTA MAIOR EXPANSÃO DO MERCADO EDITORIAL, VISTO QUE O ALCANCE DE MATERIAIS IMPRESSOS COM UMA PADRONIZAÇÃO ORTOGRÁFICA FAVORECE O INTERCÂMBIO ENTRE OS PAÍSES QUE FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA.
AULA 14 – ORALIDADE, ESCRITA E ORTOGRAFIA
- VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SEGMENTAÇÃO DAS PALAVRAS NOS TEXTOS ESPONTÂNEOS: PARA REALIZAR UM TRABALHO COM A ESCRITA DE FORMA SIGNIFICATIVA É NECESSÁRIO TRAZER O MUNDO LETRADO O TEMPO INTEIRO PARA DENTRO DA ESCOLA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, CONTOS DE FADAS, TEXTOS CIENTÍFICOS, CARTAS. BILHETES, AGENDAS, ETC. A CRIANÇA, PARA ESCREVER, TEM DE COMPREENDER OS DIFERENTES USOS DA ESCRITA NO COTIDIANO. A ESCOLA DEVE FUNCIONAR COMO UM LABORATÓRIO, ONDE AS CRIANÇAS POSSAM TESTAR AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE USOS DA LINGUAGEMORAL E ESCRITA. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO TEM DE LEVAR EM CONTA O INTERLOCUTOR. É BOM QUE OS ALUNOS PENSEM SOBRE A ESCOLHA DAS PALAVRAS NO ATO DE COMPOSIÇÃO DE SEU TEXTO. AOS POUCOS, AS CRIANÇAS VÃO PERCEBENDO QUE, PARA CADA SITUAÇÃO COMUNICATIVA, É PRECISO USAR FORMAS LINGUISTÍCAS DISTINTAS. É ATRAVÉS DESTAS ATIVIDADES QUE O ALUNOVAI COMPREENDENDO A NECESSIDADE DE USOS MAIS FORMAIS DA LINGUAGEM EM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS DE COMUNICAÇÃO. A ORTOGRAFIA PRECISA SER TRABALHADA E DISCUTIDA NA SALA DE AULA PARALELAMENTE AO TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTO. OS ERROS QUE AS CRIANÇAS COMETEM SÃO PÍSTAS QUE NOS INDICAM A FORMA COMO A CRIANÇA ESTÁ SE APROPRIANDO DO SISTEMA DE CONVERSÕES GRÁFICAS.
- PARA O PCN DA LÍNGUA PORTUGUESA, O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA DEVE ESTAR PAUTADO NA EXPANSÃO “DAS POSSIBILIDADES DE USO DA LINGUAGEM” NO PLANO DA ORALIDADE E NO PLANO DA ESCRITA. DEVE-SE EXPLORAR CONSTANTEMENTE AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS DE FALAR, ESCUTAR, LER E ESCREVER. OS DOIS EIXOS BÁSICOS SÃO:
LÍNGUA ORAL: USOS E FORMAS
|
LÍNGUA ESCRITA: USOS E FORMAS
|
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
|
- CONSTRUINDO CATEGORIAS PARA REFLETIR SOBRE OS ERROS ORTOGRÁFICOS:
PIAGET E EMÍLIA FERREIRO EM MUITAS PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM PASSARAM A ENCARAR O ERRO COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DA APRENDIZAGEM.
- ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS: COMO AS CRIANÇAS SEGMENTAM AS UNIDADES LINGUISTICAS NAS FRASES ( ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS). QUANDO AS CRIANÇAS COMEÇAM A ESCREVER, É MUITO COMUM ELAS SEGMENTAREM AS UNIDADES DE MANEIRA BASTANTE DIFERENTE DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS CONVENCIONAIS. MUITAS CRIANÇAS, QUANDO VÃO ESCREVER ALGUMA FRASE NÃO SEPARAM OS ELEMENTOS LEXICAIS (PALAVRAS) SEGUINDO OS CRITÉRIOS MORFOLÓGICOS. ELAS TOMAM COMO PISTA PARA SEPARAR AS PALAVRAS A MELODIA, A ENTONAÇÃO E A INTENSIDADE MANIFESTADA NA ORALIDADE.
- TANTO QUANTO CONHECER BEM O FUNCIONAMENTO DA ESCRITA, O ALFABETIZADOR PRECISA CONHECER AQUELE DA ORALIDADE, POIS SE NÃO FOR CAPAZ DE DESNATURALIZAR A PERSPECTIVA DE LETRADO, DE COMPREENDER A ALTERIDADE DO SABER LINGUISTICO DOS ALUNOS, DIFICILMENTE CONSEGUIRÁ PROMOVER SOLUÇÕES ADEQUADAS PARA PROBLEMAS EMERGENTES NA ROTINA ESCOLAR QUE NÃO SÃO POUCOS E NEM IRRELEVANTES, ALGUNS DELES REMEMORANDO DILEMAS ENFRENTADOS PELOS PRIMEIROS ESCRIBAS E GRAMÁTICOS NA INFÂNCIA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA.
- QUANDO A CRIANÇA ESTÁ APRENDENDO A ESCREVER, AS ENTONAÇÕES, AS PAUSAS, A FORÇA COMO SÃO PRONUNCIADOS DETERMINADOS SONS DA LÍNGUA ATUAM COMO REFERÊNCIA PRIMORDIAL NA FORMULAÇÃO GRÁFICA DOS TEXTOS ESCRITOS DE FORMA ESPONTÂNEA. INICIALMENTE, A CRIANÇA REALIZA A TRANSPOSIÇÃO EXPRESSIVA DO DISCURSO ORAL PARA O DISCURSO ESCRITO. SÓ AOS POUCOS QUE ELA VAI DESCOBRINDO AS CONVENÇÕES. NESSE SENTIDO, QUANDO PRODUZ UM ENUNCIADO NÃO SE REPRESENTA SOMENTE A JUNÇÃO DE CONSOANTES E VOGAIS FORMANDO PALAVRAS, MAS SEGMENTOS DA LINGUA FALADA DETERMINADOS POR SEU RITMO, SUA INTENSIDADE E SUA ENTONAÇÃO. ISSO QUE DIZER QUE A CRIANÇA, QUANDO APRENDE A ESCREVER, SE ORIENTA PREDOMINANTEMENTE, POR TRAÇOS SUPRASSEGMENTAIS (TRAÇOS MELÓDICOS DA FALA) QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO CONSIDERADOS NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO.
- POR QUE AS CRIANÇAS SEGMENTAM SEUS TEXTOS DE UMA FORMA DIFERENTE?
HIPOSEGMENTAÇÃO (FALTA DE ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS/ AGLUTINAÇÃO DOS VOCÁBULOS). EX: EUFUINAFETAJUNINA. A HIPOSSEGMENTAÇÃO COMO TODO REGISTRO GRÁFICO QUE AGLUTINA EXPRESSÕES LINGUISTICAS NO DISCURSO ESCRITO. TAL FENÔMENO DECORRE DE UMA PERCEPÇÃO FONÉTICA QUE TOMA COMO REFERÊNCIA A ENTOAÇÃO DA FRASE, SUBORDINADA ÀS UNIDADES DE INFORMAÇÃO QUE O SUJEITO DESEJA TRANSMITIR AO SEU DESTINATÁRIO.
- HIPERSEGMENTAÇÃO: EXAGERO DE ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS. EX: A CA BOU (ACABOU). É A OPERAÇÃO DE DIVIDIR UMA UNIDADE LEXICAL EM DOIS OU MAIS SEGMENTOS, DISTANCIANDO-SE DO PADRÃO ORTOGRÁFICO. A ESCRITA HIPERSEGMENTADA PODE PROVOCAR AMBIGUIDADE, FAZENDO COM QUE O LEITOR INTERPRETE O TEXTO ESCRITO DE DIFERENTES MANEIRAS. MUITAS FORMAS GRÁFICAS HIPERSEGMENTADAS SÃO DECORRENTES DO PRÓPRIO TIPO DDE ENSINO PROMOVIDO PELA ESCOLA (SILABIDIFICAÇÃO: ESTUDO DAS SÍLABAS). MUITOS VOCÁBULOS SÃO SUPER-SEGMENTADOS PORQUE A CRIANÇA SE CONCENTRA NA SÍLABA FORTE DAS PALAVRAS QUE SE ENCONTRAM NO ENUNCIADO.
- DICAS PEDAGÓGICAS PARA VOCÊ TRABALHAR COM OS ALUNOS ASPECTOS RELACIONADOS À HIPERSEGMENTAÇÃO: ORGANIZAÇÃO DE DUPLAS DE ALUNOS PARA DISCUTIR SOBRE O ASSUNTO( TAL PROCEDIMETNO AJUDA NA EXTERNALIZAÇÃO DE DÚVIDAS COM SEUS PARES); JOGOS DE LINGUAGEM (CARTA ENIGMÁTICA); ENCONTRE PALAVRAS NO INTERIOR DE VOCÁBULOS; ATIVIDADES DE COMPARAÇÃO ENTREA FORMA DE REALIZAÇÃO LINGUISTICA EM ASPECTO ORAL E SUA FORMA GRÁFICA.
- OS MOTIVOS DAS SEGMENTAÇÕES INADEQUADAS SÃO DECORRENTES DE: A) DA PERCEPÇÃO BASEADA NA TONICIDADE E ENTOAÇÃO DAS PALAVRAS EXPRESSA NA ORALIDADE, B) DA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NA ESCOLA; C) DOS FATORES QUE ENVOLVEM A DESCOBERTA DA LINGUAGEM ESCRITA COM O APOIO DA ORALIDADE.
AULA 15 – A TROCA DE LETRAS NAS SÉRIES INICIAIS.
UM DOS EQUÍVOCOS QUE A ESCOLA VEM COMETENDO É TRATAR AS VARIAÇÕES LINGUISTISCAS QUE OS ALUNOS TRAZEM DE CASA COMO UM EMPECILHO AO ENSINO DA ORTOGRAFIA NA ESCOLA. SE DESEJARMOS PROMOVER O ENSINO DA ORTOGRAFIA NA ESCOLA, É PRECISO ABRIR O JOGO PARA O ALUNO, EXPLICITANDO, DESDE O PRIMEIRO MOMENTO QUE AS MODALIDADE ORAL E ESCRITA NÃO COMPARTILHAM, A TODO INSTANTE, DO MESMO TIPO DE COMPORTAMENTO.
- TRANSCRIÇÃO COM APOIO NA ORALIDADE: O ATO DE LER E ESCREVER NÃO ENVOLVE SOMENTE HABILIDADES PERCEPTIVAS E MOTORAS, MAS TAMBÉM ASPECTOS SOCIOCULTURAIS. A ESCOLA, NO PROCESSO ALFABETIZADOR, PRECISA LEVAR EM CONTA OS ASPECTOS FONOLÓGICOS DECORRENTES DAS DIFERENÇAS DIALETAIS IMPRESSAS NA CULTURA DE CADA SUJEITO.
- É POSSÍVEL DETECTAR DOIS GRANDES MOMENTOS NO PROCESSO ALFABETIZADOR: O PRIMEIRO DIZ RESPEITO À DESCOBERTA DE PRINCÍPIOS QUE REGEM A ESCRITA ALFABÉTICA (CONHECIMENTO DE VOGAIS E CONSOANTES PARA REPRESENTAR OS SONS DA LÍNGUA); O SEGUNDO REFERE-SE À CONSCIÊNCIA E DOMÍNIO DAS NORMAS ORTOGRÁFICAS QUE DETERMINAM O USO DA ESCRITA SEGUIDO DE CONVENÇÕES.
- PROPOR ATIVIDADES DE REFLEXÃO SOBRE AS PROPRIEDADES DA ESCRITA NA SALA DE AULA IMPLICA UM ATITUDE DE RESPEITO ÀS DIFERENÇAS DIALETAIS E UMA INVESTIGAÇÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE SINAIS GRÁFICOS ADOTADOS NA LÍNGUA PORTUGUES. CABE AO PROFESSOR ESTAR DISCUTINDO COM OS ALUNOS SOBRE AS ARBITRARIEDADES PRESENTES NO SISTEMA DE ESCRITA.
- CORRESPONDÊNCIA BIUNÍVOCA: DIZEMOS QUE HÁ UMA CORRESPONDÊNCIA BIUNÚVOCA NO SISTEMA DE ESCRITA QUANDO UM SOM SÓ É REPRESENTADO POR UMA ÚNICA LETRA, E ESTA MESMA LETRA NÃO REPRESENTA MAIS NENHUM OUTRO SOM (P, B, F, V, D, T).
- O CONHECIMENTO ORTOGRÁFICO É BASTANTE COMPLEXO, DEVENDO SER ADQUIRIDO DE FORMA GRADATIVA NO PERCURSO DAS SÉRIES INICIAIS. MUITAS FORMAS GRÁFICAS SERÃO APREENDIDAS PELA MEMORIZAÇÃO VISUAL, AO PASSO QUE OUTRAS SERÃO APREENDIDAS PELO DOMÍNIO DE REGRAS CONSTRUÍDAS PELO ALUNO EM SEU PROCESSO EDUCACIONAL.
- DIFERENÇAS ENTRE AS VOGAIS E CONSOANTES E A APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA: DO PONTO DE VISTA FONÉTICO, O QUE DISTINGUE UMA VOGAL DE UMA CONSOANTE É O SEU MODO DE EMISSÃO SEM OBSTÁCULO DA CORRENTE DE AR POR ÓRGÃO DO APARELHO FONOARTICULATÓRIO.
VOGAIS ORAIS: ABERTAS( A,E,I, O, U) FECHADAS (Ê,Ô), VOGAIS NASAIS (Ã,~E,~I,Õ,~U). O ATO DE ESCREVER ORTOGRAFICAMENTE NÃO SIGNIFICA TRANSCREVER ÀS PALAVRAS DE ACORDO COM A PRONÚNCIA. SE DESEJARMOS PROMOVER O ENSINO DA ORTOGRAFIA NA ESCOLA É PRECISO ESTAR CLARO PARA O ALUNO, DESDE O PRIMEIRO INSTANTE, QUE O MODO DE GRAFAR AS PALAVRAS NÃO SE CONFIGURA COMO NA ORALIDADE. É PRECISO ESTAR PROMOVENDO ATIVIDADES EM QUE SE EXPLICITEM DIFERENÇAS DOS SONS VOCÁLICO NA MODALIDADE ESCRITA E FALADA.
-AS SÍLABAS NÃO CORRESPONDEM À SOMA DE FONEMAS QUE COMPÕEM UMA PALAVRA. POR ISSO, O ENSINO DE SÍLABAS ISOLADAS É TÃO POUCO PRODUTIVO PARA O ENSINO DA ESCRITA. QUANDO SE TRABALHAM SÍLABAS SEPARADAS NÃO SE OBSERVAM O TIMBRE E A TONICIDADE DOS SONS, TAL COMO ELES APARECEM NAS PALAVRAS. OS MÉTODOS DE SILABAÇÃO SÓ TRABALHAM COM SÍLABAS TÔNICAS, SEM LEVAR EM CONTA AS SÍLABAS ÁTONAS PERCEBIDAS NA EMISSÃO SONORA DA PALAVRA.
- QUANDO AS CRIANÇAS TROCAM AS CONSOANTES: CABE AO PROFESSOR AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE A CORRELAÇÃO SOM-GRAFIA, PROMOVENDO ATIVIDADES QUE LEVEM À SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM DE FAZER DISTINÇÃO ENTRE AS LETRAS.
- ALGUMAS CONSOANTES SÃO SURDAS OUTRAS SÃO SONORAS: EXISTEM ALGUNS PARES DE CONSOANTES QUE SÃO BASTANTE PARECIDOS NA MANEIRA COMO SÃO ARTICULADOS PELA BOCA (APARELHO FONADOR). DIZEMOS QUE OS PARES DE FONEMAS (P/B – T/D – K/G-X/J – Z/S) SÃO SEMELHANTES DO PONTO DE VISTA DA ARTICULAÇÃO REALIZADA PELO APARELHO FONADOR, SENDO CHAMADOS SONS HOMORGÂNICOS. APESAR DA SEMELHANÇA DO PONTO DE ARTICULAÇÃO, ELES APRESENTAM UM TRAÇO DISTINTIVO QUE OS TORNAM DIFERENTES QUANDO SÃO EMITIDOS PELA VOZ. QUANDO AS CONSOANTES SONORAS (B, D,V,G,J,Z) SÃO EMITIDOS, OCORRE A VIBRAÇÃO DAS CORDAS VOCAIS, AO PASSO QUE NA EMISSÃO DAS CONSOANTES SURDAS (P,T,F,K, X, S) NÃO HÁ VIBRAÇÃO DAS CORDAS VOCAIS.
- OS FONEMAS HOMORGÂNICOS SÃO AQUELES QUE SÃO EMITIDOS PELO MESMO PONTO DE ARTICULAÇÃO. APESAR DESTA SEMELHANÇA ELES SE DISTINGUEM EM SEU ASPECTO SONORO, ENQUANTO UM É SURDO O OUTRO É SONORO. MUITAS CRIANÇAS, QUANDO ESTÃO APRENDENDO A ESCREVER, TROCAM LETRAS POR NÃO CONSEGUIR PERCEBER ESTA DIFERENÇA.
- CLASSIFICAÇÃO DAS CONSOANTES PELO PONTO DE ARTICULAÇÃO: BILABIAIS (SEU SOM É PRODUZIDO NO CONTATO ENTRE O LÁBIO SUPERIOR E INFERIOR EM UM GESTO EXPLOSIVO – EX:P.M.B). LABIODENTAIS (LÁBIO INFERIOR/DENTES SUPERIORES. EX: F,V) LINGUODENTAIS(PONTA DA LÍNGUA/ DENTES SUPERIORES. EX: T, D,N). ALVEOLARES (PONTA DA LÍNGUA/ GENGIVAS) PALATAIS (DORSO DA LÍNGUA/ABÓBADA PALATINA. EX: X,J, LH, NH) VELARES (PARTE POSTERIOR DA LÍNGUA/ VÉU PALATINO).
- CAGLIARI(1990) PROCURA EXPLICAR TAL TIPO DE TROCA DE LETRA FAZENDO REFERÊNCIA AO FATO DE QUE AS CRIANÇAS EM GERAL, ENSINADAS A ESCREVER EM SILÊNCIO. ISTO QUER DIZER QUE ELAS NÃO DEVEM PRONUNCIAR AS PALAVRAS QUE IRÃO ESCREVER EM VOZ ALTA, O QUE DIFICULTA OU IMPEDE QUE SE DÊEM CONTA DOS SONS QUE COMPÕEM TAIS PALAVRAS. NESTA SITUAÇÃO, QUANDO AS CRIANÇAS TENDEM A ARTICULAR AS PALAVRAS SEM PRODUZIR SONS OU SUSSURRÁ-LAS, ACABAM POR NÃO TER PISTAS, ACÚSTICAS OU SONORAS, QUE AS AUXILIEM NA DETECÇÃO DE QUE TIPO DE FONEMA, SURDO OU SONORO, ESTÁ PRESENTE. OCORRE QUE QUANDO ARTICULAMOS SEM SOM, OU QUANDO SUSSURRAMOS, OS FONEMAS SONOROS TENDEM AO ENSURDECIMENTO O QUE, AINDA DE ACORDO COM ESSE AUTOR, PODE SER A RAZÃO PELA QUAL AS CONSOANTES SONORAS TENDEM A SER SUBSTITUÍDAS PELAS CONSOANTES SURDAS COM MUITO MAIS FREQUÊNCIA DO QUE NO SENTIDO INVERSO, QUE, DE ACORDO COM SUAS OBSERVAÇÕES, TEM UMA OCORRÊNCIA MAIS RARA.
AULA 16 – CHEGANDO MAIS PERTO DAS FORMAS ORTOGRÁFICAS.
- QUANDO AS CRIANÇAS OMITEM LETRAS: A OMISSÃO DE LETRAS DECORRE DE UMA SÉRIE DE FATORES RELACIONADOS A PRONÚNCIA DAS PALAVRAS E AO TRATAMENTO PEDAGÓGICO DADO PELA ESCOLA A ESTE FENÔMENO. FATORES RESPONSÁVEIS PELA SUPRESSÃO DE LETRAS NO INÍCIO DO PROCESSO ALFABETIZADOR:
1° A CORRESPONDÊNCIA SONORA PARCIAL ENTRE A VARIEDADE LINGUÍSTICA EMPREGADA PELO USUÁRIO COM O REGISTRO DE PRESTÍGIO SOCIAL É UMA DAS CAUSAS DA OMISSÃO DE LETRAS. EX: BANHERO > BANHEIRO. SUPRESSÃO DAS SÍLABAS PRETÔNICAS COMO NO CASO DAS PALAVRAS TÁ>ESTÁ E A ELIMINAÇÃO DO D NOS VERBOS QUE SE APRESENTAM NO GERÚNDIO. EX: CANTANU>CANTANDO.
2° O DESCONHECIMENTO DO USO DE ALGUMAS LETRAS E SUA REPRESENTAÇÃO SONORA, EM CERTOS CONTEXTOS GRÁFICOS, PODE LEVAR O ALUNO A SUPRIMIR UM DETERMINADO ELEMENTO GRÁFICO. EX: BR> BINCAR>BRINCAR.
3° A PERCEPÇÃO REDUZIDA DAS REGULARIDADES ORTOGRÁFICAS PRESENTES EM NOSSO SISTEMA INIBE O USO DO R EM VERBOS ESCRITOS NO INFINITIVO. EX: CANTÁ> CANTAR. O MESMO ACONTECE COM O USO DO S COMO MARCA DE PLURAL. EX: AS CANETA> AS CANETAS... ALÉM DE FATORES RELACIONADOS À CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, O ALUNO ESBARRA EM DIFICULDADES PROVENIENTES DAS PROPOSTAS ALFABETIZADORAS QUE REFORÇAM A SILABAÇÃO.
- ZORZI IDENTIFICOU TRÊS TIPOS DE OMISSÕES DE LETRAS MAIS FREQUENTES, DEVIDO AO MODELO DE ESCRITA SER DETERMINADO PREDOMINANTEMENTE POR UM MODELO SILÁBICO (C: CONSOANTE+V: VOGAL): 1° OMISSÃO DE M E N EM POSIÇÃO FINAL(MARCADO DE NASALIDADE)EX: FICARÃ, GANHARU. 2° OMISSÃO DE VOGAIS EM ENCONTROS VOCÁLICOS.EX: JANERO, TO, VO. 3° OMISSÃO DE SÍLABAS COMPLETAS.EX: TO, CE, MIA.
- A IMPORTÂNCIA DE SE ESTIMULAR O HÁBITO DE O ALUNO REVISAR OS TEXTOS NO ATO DE SUA PRODUÇÃO COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE REVISÃO É IMPRESCINDÍVEL, VISTO QUE O ALUNO SE SENTIRÁ MAIS SEGURO E MANTERÁ UMA POSTURA REFLEXIVA DIANTE DAS SOLICITAÇÕES PROPOSTAS PELO PROFESSOR.
- ACRÉSCIMO DE LETRAS E A HIPERCORREÇÃO: OU ULTRACORREÇÃO: ASSIM CHAMAMOS O FENOMENO QUE DECORRE DE UMA HIPÓTESE ERRADA QUE O FALANTE REALIZA NUM ESFORÇO PARA AJUSTAR-SE À NORMA PADRÃO. AO TENTAR AJUSTAR-SE À NORMA, ACABA POR COMETER UM ERRO. EX: BANDEIJA> BANDEJA.
- TODA DIDÁTICAFUNDAMENTADA NA ARTIFICIALIZAÇÃO DA PRONÚNCIA PARA ENFATIZAR O USO E O SOM DE DETERMINADAS LETRAS ACABA POR CAUSAR DANOS À APRENDIZAGEM DA ESCRITA.
- BUSCANDO AS REGULARIDADES ORTOGRÁFICAS: CONSTATAMOS QUE AS DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS PODEM SER DECORRENTES DE DIVERSOS FATORES. CABE AO PROFESSOR ACOMPANHAR O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA, AUXILIANDO NA COMPREENSÃO DAS ARBITRARIEDADES QUE SE ENCONTRAM NO SISTEMA ORTOGRÁFICO. UM DOS CAMINHOS QUE PODEM AJUDAR O ALUNO A COMPREENDER MELHOR AS CONVENÇÕES GRÁFICAS É LEVÁ-LO A PERCEBER AS REGULARIDADES E IRREGULARIDADES QUE EXISTEM EM NOSSO SISTEMA DE ESCRITA.
- COMO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA É CONSTITUÍDO DE REGULARIDADES E IRREGULARIDADES, TORNA-SE REGULARES DA ESCRITA E OUTRA VOLTADA PARA O DOMÍNIO MNEMÔNICO DO SABER ORTOGRÁFICO. NESSE SENTIDO, TODA SITUAÇÃO DE ESCRITA PODE SER UM MOMENTO DE REFLEXÃO EM QUE O ALUNO POSSA EXPRIMIR SUAS HIPÓTESES DE COMO GRAFAR AS PALAVRAS ORTOGRAFICAMENTE.
- OS PCN DE LÍNGUA PORTUGUESA SE REMETEM PARA O ESTUDO DAS REGULARIDADES E IRREGULARIDADES DO SISTEMA ORTOGRÁFICO: O TRABALHO COM A NORMATIZAÇÃO ORTOGRÁFICA DEVE ESTAR CONTEXTUALIZADO, BASICAMENTE, EM SITUAÇÕES EM QUE A LEGITIMIDADE SEJA FUNDAMENTAL PORQUE EXISTEM LEITORES DE FATO PARA A ESCRITA QUE PRODUZEM. DEVE ESTAR VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATITUDE CRÍTICA EM RELAÇÃO À PRÓPRIA ESCRITA, OU SEJA, DE PREOCUPAÇÃO COM A ADEQUAÇÃO E CORREÇÃO DOS TEXTOS. NOS ENTANTO, DIFERENTEMENTE DE OUTROS ASPECTOS DA NOTAÇÃO ESCRITA – COMO A PONTUAÇÃO – AS RESTRIÇÕES DA NORMA ORTOGRÁFICA ESTÃO DEFINIDAS BASICAMENTE NO NÍVEL DA PALAVRA. ISSO FAZ COM QUE O ENSINO DA ORTOGRAFIA POSSA DESENVOLVER-SE POR MEIO TANTO DE ATIVIDADES QUE TENHAM O TEXTO COMO FONTE DE REFLEXÃO COMO DE ATIVIDADES QUE TENHAM PALAVRAS NÃO NECESSARIAMENTE VINCULADAS A UM TEXTO ESPECÍFICO.
- PARA ENSINAR ORTOGRAIFA É PRECISO PROMOVER ATIVIDADES EM QUE SE POSSA DISCUTIR AS REGULARIDADES DO SISTEMA ORTOGRÁFICO. EXISTEM PALAVRAS QUE TERMINAM COM O MESMO SOM, MAS SÃO ESCRITAS DE FORMA DIFERENTE POR CAUSA DA SUA CLASSE DE PALAVRA. É IMPORTANTE AS CRIANÇAS SABEREM POR QUE AS DUAS PALAVRAS NÃO SÃO GRAFADAS DA MESMA FORMA.
TEXTO COMPLEMENTAR: CONTOS INDÍGENAS
- OS CONTOS INDÍGENAS SÃO NARRATIVAS CONTADAS HÁ CENTENAS DE ANOS, QUE FORAM CRIADAS EM ALDEIAS INDÍGENAS. HÁ DOIS TIPOS DE NARRATIVAS DE ORIGEM INDÍGENA. AS HISTORIETAS DE BICHOS, QUE COSTUMAM SER ENGRAÇADAS E AS NARRATIVAS SOBRE SERES DA “FLORESTA”, COMO O SACI, O CURUPIRA, ETC. AS HISTÓRIAS DE BICHOS COSTUMAM ENVOLVER PARES QUE SE OPÕEM. A NARRATIVA É SEMPRE CONDUZIDA A UMA SOLUÇÃO INTELIGENTE E ENGENHOSA (A FAVOR) DO MAIS FRÁGIL, COMO UMA FORMA DE ENALTECER O VALOR DA INTELIGÊNCIA E DA REFLEXÃO, CONTRA A FORÇA BRUTA E AS AÇÕES IMPULSIVAS. A DIFERENÇA ENTRE AS HISTÓRIAS DE BICHOS E OS RELATOS SOBRE OS SERES MENCIONADOS ACIMA ESTÁ EM QUE AS PRIMEIRAS SÃO VISTAS E ENTENDIDAS, TAMBÉM PELOS ÍNDIOS QUE AS CONHECEM E OS POVOS QUE AS CRIARAM, COMO NARRATIVAS DE FICÇÃO, HISTÓRIAS NÃO VERDADEIRAS. SÃO HISTÓRIAS PARA DIVERTIR (MAS, TAMBÉM, PARA ENSINAR). JÁ OS RELATOS SOBRE O SACI, O CAAPORA, O BOTO E TODOS OUTROS DESSE TIPO SÃO RELACIONADOS COMO VERDADEIROS, E PARA ELES AS COMUNIDADES SEMPRE REGISTRAM MUITOS CASOS COM TESTEMUNHAS. QUANDO ESSES RELATOS SAEM DAS ALDEIAS E ALCANÇAM A POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO-INDÍGENA, EM MUITOS LUGARES TAMBÉM SÃO VISTOS COMO VERDADEIROS. MAS NOS CENTROS URBANOS MAIORES, SOBRETUDO MAIS LONGE DA ORIGEM INDÍGENA, ESSES RELATOS SÃO TRATADOS COMO “LENDAS”.
- A MEMÓRIA E A TRADIÇÃO ORAL: AS NARRATIVAS INDÍGENAS SE SUSTENTAM E SE PERPETUAM POR UMA TRADIÇÃO DE TRANSMISSÃO ORAL.
- AS NARRATIVAS INDÍGENAS NAS ALDEIAS: O MITO É UM GÊNERO DE NARRATIVA, UM TIPO ESPECIAL DE TRANSMISSÃO DE HISTÓRIA E DE VALORES. UMA CARACTERÍSTICA DO MITO É SUA LINGUAGEM SIMBÓLICA, NEM SEMPRE FÁCIL DE SER DECIFRADA QUANDO JÁ SE ESTÁ LONGE E SE DESCONHECE MUITO DA CULTURA EM QUE FOI GERADO. A FORMA MÍTICA DE NARRAR TEM SIDO A PREFERIDA, PELOS POVOS, PARA REGISTRAR E TRANSMITIR AS CERTEZAS MAIS PROFUNDAS E SUAS VERDADES E VALORES MAIS FUNDAMENTAIS ÀS GERAÇÕES FUTURAS.
- HÁ TAMBÉM MITOS QUE, EM FORMA SIMBÓLICA, EXPLICAM ASPECTOS DA GEOGRAFIA DO TERRITÓRIO DAQUELE POVO QUE OS CONTAM, OU EXPLICAM A EXISTÊNCIA DE CERTAS PLANTAS OU DE CERTOS ANIMAIS. MAS HÁ MUITOS OUTROS GÊNEROS DE NARRATIVAS ORAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS: AS NARRATIVAS DE ACONTECIMENTOS RECENTES, AS NARRATIVAS BIOGRÁFICAS, AS HISTÓRIAS PARA DIVERTIR, AS PIADAS E AINDA OUTRAS.
- A ESCOLA E AS NARRATIVAS INDÍGENAS: EM NOSSA SOCIEDADE, COSTUMA-SE VALORIZAR O CHAMADO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. MAS QUANDO OLHAMOS PARA TANTOS CONHECIMENTOS E TANTA RIQUEZA CULTURAL DE SOCIEDADES TÃO DIFERENTES, COMO SÃO OS POVOS INDÍGENAS, SOMOS OBRIGADOS A NOS PERGUNTAR: SERÁ QUE SÓ O QUE NÓS DESCOBRIMOS COM NOSSOS MÉTODOS DE PESQUISA É QUE PODE SER CHAMADO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
- O IMPORTANTE É A ATITUDE RESPEITOSA QUE DEVEMOS TER COM POVOS DE TRADIÇÕES TÃO ANTIGAS. AO OUVIR OU LER SUAS HISTÓRIAS, DEVEMOS LEMBRAR DE DUAS COISAS: QUE JÁ TEMOS APRENDIDO E HERDADO MUITA COISA DELES, INCLUSIVE DE SUAS NARRATIVAS; E QUE DEVEMOS TER HUMILDADE DE RECONHECER NOSSA DIFICULDADE, MUITAS VEZES, PARA COMPREENDER A PROFUNDIDADE DE SUA TRADIÇÃO ORAL.
TEXTO COMPLEMENTAR: CONTOS AFRICANOS
- NO BRASIL, UMA DAS MATRIZES QUE INFORMAM A TRADIÇÃO ORAL DIZ RESPEITO ÀS INFLUÊNCIAS DOS AFRICANOS AQUI ESCRAVIZADOS QUE CÁ VIERAM, GUARDIÕES E GUARDIÃS RESPONSÁVEIS POR RECRIAR A MEMÓRIA DOS FATOS E FEITOS DE SEUS ANTEPASSADOS, RESSIGNIFICANDO A VIDA NOS NOVOS LUGARES DE MORADA. FORAM TAMBÉM POETAS, MÚSICOS, DANÇARINOS, ESTUDIOSOS, MESTRES, CONSELHEIROS, DENOMINADOS, DE MODO GERAL, COMO CONTADORES DE HISTÓRIAS.
- O PODER DA PALAVRA GARANTE E PRESERVA ENSINAMENTOS, UMA VEZ QUE POSSUI UMA ENERGIA VITAL, COM CAPACIDADE CRIADORA E TRANSFORMADORA DO MUNDO. ENERGIA QUE POSSUI DIFERENTES DENOMINAÇÕES PARA AS DIVERSAS CIVILIZAÇÕES.
- ELES JAMAIS PODEM USAR A MENTIRA, POIS ISSO FARIA COM QUE PERDESSEM SUA ENERGIA VITAL, PROVOCANDO UM DESEQUILÍBRIO NO GRUPO AO QUAL PERTENCIAM. A TRADIÇÃO ORAL PODE SER VISTA COM UMA CACIMBA DE ENSINAMENTOS, SABERES QUE VEICULAM E AUXILIAM HOMENS E MULHERES, CRIANÇAS, ADULTOS, VELHOS A SE INTEGRAREM NO TEMPO E NO ESPAÇO E NAS TRADIÇÕES. SEM PODER SER ESQUECIDA OU DESCONSIDERADA, A ORALIDADE É UMA FORMA ENCARNADA DE REGISTRO, TÃO COMPLEXA QUANTO A ESCRITA, QUE SE UTILIZA DE GESTOS, DA RETÓRICA, DE IMPROVIZAÇÕES, DE CANÇÕES ÉPICAS E LÍRICAS E DE DANÇAS COMO MODOS DE EXPRESSÃO.
- AS NARRATIVAS ORAIS EXPRESSAM HÁBITOS E VALORES CUJO COMPARTILHAMENTO SE DÁ NO AMBIENTE FAMILIAR, RELIGIOSO, COMUNITÁRIO, ESCOLAR. TODO ESTE PATRIMÔNIO ESTÁ NO CORPO E NA MENTE DAS PESSOAS, ONDE QUER QUE ELAS ESTEJAM. AS CULTURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS PRESERVAM, TAMBÉM NA ESCRITA, NARRATIVAS QUE PODEM SER ASSOCIADAS AO QUE A CRÍTICA LITERÁRIA OCIDENTAL CLASSIFICA COMO CONTOS, LENDAS, FÁBULAS, PROVÉRBIOS, CANÇÕES, ETC. É FUNDAMENTAL COMPREENDER QUE A BASE DE TODAS AS HISTÓRIAS GUARDA REMINISCÊNCIAS NA TRADIÇÃO ORAL.
- AS NARRATIVAS LITERÁRIAS SÃO TEXTOS ESTÉTICOS, LÚDICOS, QUE SUSCITAM A CRIATIVIDADE, O IMAGINÁRIO DO LEITOR. NESSE TIPO DE TEXTO PREDOMINOU UMA REFERÊNCIA A SE SEGUIR, EM QUE AS PERSONAGENS BRANCAS REINAVAM COMO PADRÃO DE REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA E, POR MUITO TEMPO, ESSE MODELO OCIDENTAL EUROCÊNTRICO FOI QUASE QUE EXCLUSIVO. ESSE CONTEXTO VEM SENDO ALTERADO PELAS AÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NEGROS, PELAS INFLUÊNCIAS DE NOVAS VISÕES E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, ALÉM DOS DISPOSITIVOS LEGAIS QUE ATUALMENTE ORIENTAM OS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS.
- É IMPORTANTE ESTARMOS ATENOS E REVERMOS O QUANTO A CULTURA AFRICANA IMPREGNOU-SE NA CULTURA BRASILEIRA. A RIQUEZA ÉTNICA É IMPRESSIONANTE, RESPONSÁVEL POR UMA HERANÇA CULTURAL E ARTÍSTICA E PRECISAMOS CONHECÊ-LA. TALVEZ UMA DAS MAIORES RIQUEZAS DO TRABALHO COM OS CONTOS SEJA O EXERCÍCIO DA BUSCA COLETIVA, DA PESQUISA, DAS TROCAS E DESCOBERTAS. OS CONTOS, SEJAM ELES ORAIS OU ESCRITOS, ESTÃO POR TODA A PARTE PARA SEREM RECOLHIDOS E OFERECIDOS PARA NOSSO DELEITE, NUM TECIDO POÉTICO BORDADO DE SÍMBOLOS E ENSINAMENTOS.
- OLHAR PARA NÓS E PARA NOSSA HISTÓRIA DE VIDA, PARA SABER QUE LUGAR OCUPAM OS CONTOS, OS MITOS, OS PROVÉRBIOS, E NOS PREPARARMOS PARA, NO AMBIENTE ESCOLAR, LANÇAR MÃO DE AÇÕES SIMPLES E ORGANIZADAS E CONTRIBUIR PARA AS ARTES DE FALAR E DE ESCUTAR, DESTACANDO AS FUNDAMENTAIS PARA A CONVIVÊNCIA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA ATUAL SOCIEDADE.
- CONTOS ETIOLÓGICOS: PROCURAM EXPLICAR AS ORIGENS DAS COISAS E O COMPORTAMENTO DE DETERMINADOS ANIMAIS.
- AMPLIANDO HORIZONTES: O OFÍCIO DE FAZER
AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS SÃO ESPAÇOS EXCELENTES PARA OS PROFESSORES EXERCITAREM A REMEMORAÇÃO DAS NARRATIVAS QUE FAZEM PARTE DAS HISTÓRIAS PESSOAIS. DEVE-SE ENTÃO: INCENTIVAR A PRÁTICA DA PESQUISA JUNTO AOS ALUNOS E ALUNAS; DINAMIZAR AS REUNIÕES DE RESPONSÁVEIS, PAIS E MÃES, FAZENDO TAMBÉM DESTA OPORTUNIDADE UM ESPAÇO DE VALORIZAÇÃO DE SABERES, DE TROCAS E DESCOBERTAS, POR MEIO DA COLETA E RESSIGNIFICAÇÃO DAS MEMÓRIA DOS CONTOS; REALIZAR BUSCAS NA INTERNET; BUSCAR OUTRAS FONTES, TAIS COMO FILMES; VISITAR, EM FEIRAS E CONGRESSOS, OS ESTANDES; ESTABELECER CONTATO COM GRUPOS DO MOVIMENTO SOCIAL NEGREO.
- O TRABALHO COM OS CONTOS É INTERDISCIPLINAR E PODE TOMAR UM DOS LUGARES CENTRAIS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS. HÁ DISPOSITIVOS LEGAIS FUNDAMENTADOS PARA AS MUDANÇAS ATUAIS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PAÍS, POIS CONTRIBUEM PARA QUE EDUCADORES, GESTORES, EDITORES, ETC. POSSAM REDIMENCIONAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E A CONCEPÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA.
- AS LEIS ESTÃO SAINDO FORA DO PAPEL E GANHANDO CORPO, UMA VEZ QUE EDUCADORES DE NORTE E SUL DO BRASIL, CADA VEZ MAIS, REALIZAM DIVERSAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA. E AO APRESENTAREM, LEREM, INTERPRETAREM, NARRAREM CONTOS, AUMENTAM PONTOS. DA MESMA FORMA, AO PARTILHAREM CONHECIMENTOS VALORIZAM E ESTIMULAM O RESPEITO À DIVERSIDADE. SALIENTAMOS QUE TAIS AÇÕES PRECISAM INTEGRAR OS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS E SEREM INCORPORADAS AO COTIDIANO ESCOLAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário